Coluna "Vibração da Galera" destaca a Brasil Soccer Cup
Reportagens, Entrevistas e Opinião
Publicado em 25/02/2024

Show da garotada

Por Arnaldo Garcia

 

Começa no próximo sábado (2), a Brasil Soccer Cup Sub-14. É a primeira edição do evento organizado pela Liga Macaense de Desportos, que espera repetir o mesmo sucesso das duas edições da categoria Sub-16, da qual o Flamengo é bicampeão. E o Rubro-negro já estreia reeditando o maior clássico do Brasil da atualidade, diante do Palmeiras, em Donana.

 

Essa primeira versão Sub-14 mostra bem a importância das categorias de base, cujo o interesse pelos atletas é cada vez maior. Os grandes clubes buscam o talento nato para poder aperfeiçoá-lo, considerando que quanto mais jovem melhor. Há clubes que pela desenvoltura dos meninos atletas interferem na vida de famílias, começando pela mudança de cidade. Daí a importância de se promover competições dessa magnitude.

 

A Liga Macaense de Desportos planejou essa competição para o ano passado, mas não conseguiu o necessário apoio para realizá-la. Em Campos, o grande desportista Leonardo Mantena abraçou a ideia, viabilizou não só essa Sub-14, mas também a Sub-16 que será realizada em julho. É, sem dúvida, uma oportunidade de grande mobilização de atletas que sonham um dia em estar num grande estádio de futebol.

 

São 32 equipes, mais de 800 sonhos, num desfile de talentos que poderá surpreender a muitos que se dispuserem a se deslocar para uma das praças esportivas com um 1Kg de alimento não perecível e prestigiar o show da garotada.

 

Futsal

Tem sequencia neste sábado (24), a fase quartas de final da Copa da Lagosta, promovida pela Liga de Fidelense de Futsal. Em Conceição de Macabu, o São João recebe, em jogo único, o Engenho de Dentro, do Rio de Janeiro. Já no domingo (25) será a vez do Cavaleiros, de Macaé, receber o Santa Catarina, de Quissamã, no jogo de volta. Os campistas Boca Juniors x ADFC realizam o segundo confronto na segunda-feira (26).

 

Kitesurf I

A 1ª Etapa do Circuito AKNF acontece neste sábado (24) e no domingo (25), a partir das 9h, próximo à passarela do Posto 3, na praia de Grussaí, em São João da Barra. O evento contempla as categorias Hydrofoil, Bidirecional, Kitewave e Big Air. A realização é da Prefeitura, com organização da Associação de Kitesurf Norte Fluminense. Troféus e brindes para os três primeiros colocados de cada categoria, e o campeão receberá, também, uma passagem de ida e volta para o Ceará.

 

Kitesurf II

A expectativa é que mais de 60 atletas de cidades dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo participem da competição. Estão confirmados atletas renomados, que conquistaram títulos importantes, como é o caso do principal destaque da competição, o sanjoanense Vitinho, atual campeão brasileiro de Hydrofoil. Felipe Macedo, campeão carioca de Freestyle e Luquinhas, jovem promessa do Kitesurf sanjoanense de apenas 7 anos de idade, também estarão presentes.

 

Copinha

O desportista Carlos Magno Graça já tem toda a programação de competições para a temporada. A primeira será a III Copa Norte Noroeste Fluminense de Futebol Feminino, marcada para os dias 13 e 14 de abril, que já tem equipes confirmadas como o Americano, Meninas do Espírito Santo (MDE), Cel. Borges (ES), Seven (Cabo Frio), Núcleo Cobreloa Brasil e uma representante de São João da Barra.

 

Sub 20

Começa no próximo sábado (2), a Copa Rio Sub-20 envolvendo os clubes da Série A, que foram divididos em dois grupos com jogos dentro dos grupos. Mais duas competições da categoria serão realizadas ainda na temporada, o Torneio OPG e o Campeonato Estadual, com direito a Taça Guanabara e Taça Rio. Esta é a primeira edição da Copa Rio, que terá turno, semifinal e final, sendo a primeira prevista para o dia 20 e a segunda para o dia 27 de abril.

 

Sem opção I

Enquanto o árbitro Fifa (único do Rio), Bruno Arleu Araújo se recupera de uma cirurgia, o jeito é se contentar com os melhores que se tem no momento: Yuri Elino da Cruz, Wagner Magalhães e Bruno Mota Correia. Sem dúvida são os melhores apitadores e os únicos que serão bem aproveitados no Brasileirão. O processo de renovação do quadro é até bom, entretanto a pressão que os novatos sofrem de todos os setores impede que eles consigam sobressair.  

 

Sem opção II

Com razão, houve quem indicasse punição ao Bruno Mota, entretanto a direção da arbitragem entendeu de maneira diferente, pelo histórico do jovem árbitro e também pelo clima que se criou em torno daquele Vasco x Fluminense. Não foi incoerência da Comissão de Arbitragem, pois se ela acredita no potencial não poderia punir. Agiu com inteligência por exatamente conhecer o histórico do moço. Ali, na Comissão, todo mundo sabe que é quem, e existem erros e “erros”.

 

Cronistas

Prossegue na manhã deste sábado, no Sindicato dos Bancários, o Curso Acerj de Jornalismo Esportivo. A abertura foi realizada ontem, à noite, com palestra do presidente da Acerj, Eraldo Leite, e aulas dos jornalistas Rafael Marques e Fábio Tubino, que abordaram radiojornalismo e jornalismo opinativo. As matérias serão encerradas neste sábado. Na semana que vem, Martha Esteves aborda jornalismo impresso e Geraldo Mainenti, telejornalismo. O evento tem o apoio do Sindicato dos Bancários e de Menezes Distribuidora.

 

 

Comentários