Unidade tem sido foco de melhorias pela Fundação Municipal de Saúde desde o início da gestão
Por Redação Secom - Foto César Ferreira
A obra do Novo Pronto-Socorro do Hospital Ferreira Machado, lançada nesta terça-feira (13) pelo prefeito Wladimir Garotinho, vai gerar impactos que vão além de uma reestruturação. O hospital será modernizado e adequado a um modelo de atendimento ainda mais eficiente. A unidade tem sido foco de melhorias pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) desde o início da gestão.
Avaliada em R$ 15 milhões, em um espaço aproximado de 1.800m2, com prazo final de entrega para 18 meses, a obra vai mudar por completo o visual da área externa do hospital. A chegada e saída de ambulâncias vai passar a ser na Rua Rocha Leão, sentido Ponte General Dutra, e não mais na Avenida XV de Novembro. Além das amplas entradas para veículos de emergência, toda estrutura visual do hospital será de vidro espelhado, contando com letreiro maior para facilitar a identificação e localização da unidade.
“Essa obra vai proporcionar um melhor atendimento à população e também será um divisor de águas que colocará o HFM como principal hospital de todo o Norte e Noroeste Fluminense, pela magnitude de sua expansão por conta dos novos leitos que serão criados, além da parte tecnológica que será implementada nesses próximos anos. Sem dúvidas, o HFM será, em pouco tempo, um hospital de referência, não só para a nossa região, mas para todo o Estado. Se depender da nossa equipe, o hospital será reconhecido nacionalmente pela qualidade de atendimento e eficiência”, destacou o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes.
A opção de mudar a entrada e saída de ambulâncias não foi motivada pelo novo visual. A medida vai impactar de forma positiva no fluxo de atendimento do pronto-socorro, que recebe, na maioria das vezes, pacientes vítimas de traumas.
Desde o início do governo Wladimir Garotinho, o Hospital Ferreira Machado recebe atenções exclusivas da Fundação Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. A obra do novo pronto-socorro do HFM também faz parte desse processo de reestruturação e modernização das unidades de saúde do município.
Umas das principais mudanças foi o novo fluxo de atendimento que tirou os pacientes do corredor. Os investimentos no parque tecnológico com equipamentos de ponta para exames clínicos, novas mobílias em diversos setores e ampliação de leitos, também estão entre as melhorias implementadas no Hospital Ferreira Machado.