Por Arteiras Comunicação
Dezembro de 2025 – A cidade que abriga um dos maiores polos energéticos do país recebe, amanhã (16), das 9h às 18h, no Hotel Du Lac, a 9ª edição do Conecta Facerj, iniciativa promovida pela Facerj, em parceria com o Sebrae Rio. O encontro, que percorre diversas regiões do estado, chega ao município em um momento de expansão econômica e fortalecimento da atividade produtiva local, com o objetivo de reunir empresários, especialistas, instituições financeiras e lideranças setoriais para debater tendências, gerar conexões estratégicas e ampliar o ambiente de oportunidades.
A penúltima edição do Conecta Facerj, realizada em Angra dos Reis, movimentou R$ 11 milhões em potenciais negócios, por meio de 85 reuniões entre empresas âncoras e instituições financeiras.
Reconhecida como capital nacional do petróleo, Macaé sustenta um dos ecossistemas econômicos mais relevantes do país, impulsionado pela Bacia de Campos e pela cadeia de óleo e gás, que movimenta milhares de empregos e dinamiza os setores de serviços, logística e tecnologia offshore. Em 2025, o município voltou a liderar a geração de empregos formais no estado, registrando mais de mil novas vagas apenas em fevereiro e acumulando cerca de 40 mil postos de trabalho criados desde 2021. A cidade também figura entre os maiores polos exportadores do interior fluminense. Esse desempenho se reflete no reconhecimento alcançado neste ano, quando Macaé conquistou o terceiro lugar no ranking de desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.
Nesse cenário de força produtiva e potencial de expansão, o Conecta Facerj chega ao município com uma programação que inclui debates sobre os impactos da reforma tributária no setor de óleo e gás, reflexões sobre a economia do mar na região da Bacia de Campos, apresentações de casos de sucesso, sessões de crédito e rodadas de negócios.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link:
https://www.sympla.com.br/evento/conecta-macae/3233249
Programação
A abertura institucional reunirá o presidente da Facerj e do CDE Sebrae Rio, Robson Carneiro, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende; Marcelo Fiorini, diretor de Produto e Atendimento do Sebrae Rio; Frederico Barreto, presidente da ACIM; Leonardo Barcelos, superintendente técnico do CREA; João Azeredo, presidente da ABEEMAR; e Vinícius Mesquita, presidente do Sistema OCB.
O primeiro painel contará com a participação de Rodrigo Vianna, secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé; Guilherme Sargenti, gerente-geral da Petrobras na Bacia de Campos; Symone Christine, diretora da ANP; Márcio Félix, presidente da Abpip; e mediação de Claudio Nunes, diretor do IBP.
No segundo painel, estarão presentes especialistas que atuam diretamente na construção de soluções e estratégias para o futuro do estado e do país: Adail Costa Junior, contador e CEO da Adail Costa; Howdrey Jacinto, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Zentech Incorporated, diretor de Marketing da IADC – Brazil Chapter e membro do Conselho da Step Oil & Gas; Victor Wagner Norat Pace, gerente-geral de Reforma Tributária da Petrobras; com mediação de João Leal, do Sebrae Rio e da Seenemar.
Após a apresentação dos cases e da sessão de crédito, será realizada a rodada de negócios. Encerrando o Conecta Macaé, o público poderá acompanhar uma palestra inspiradora com André Português, ex-prefeito de Miguel Pereira, que abordará estratégias para transformar cidades em destinos turísticos atrativos.
Programação:
• 9h – Credenciamento e coffee de boas-vindas
• 10h – Abertura institucional
• 10h30 – Painel 1 - Estabilidade regulatória e longevidade dos investimentos na Bacia de Campos
• 11h15 – Painel 2 - Impactos da reforma tributária no mercado de óleo e gás
• 12h – Almoço por adesão
• 13h30 – Casos de sucesso em formato de pitch
• 14h – Palestra Finanças e crédito: conhecimento especializado e insights práticos
• 14h30 – Rodada de negócios e crédito
• 17h – Palestra Magna com André Português, ex-prefeito de Miguel Pereira
• 18h – Encerramento