MENU
Caravana do Empreendedorismo RJ mobiliza setor sanjoanense
Por Administrador
Publicado em 21/10/2025 11:38
Economia, Negócios e Desenvolvimento

Por Secom SJB

São João da Barra recebeu na segunda-feira, 20, no auditório municipal, a “Caravana do Empreendedorismo RJ”, iniciativa do Governo do Estado que percorre as oito regiões fluminenses com o objetivo de ouvir empreendedores locais e construir, de forma participativa, a Política Estadual do Empreendedorismo. Coordenado pela Subsecretaria de Ações Comunitárias e Empreendedorismo da Secretaria de Estado de Governo, o programa busca valorizar o segmento empreendedor, ampliando seu impacto econômico, social e ambiental em todo o território fluminense.

Durante a edição sanjoanense, a subsecretária de Ações Comunitárias e Empreendedorismo Karol Mendes destacou a importância do momento. “Hoje é uma data que marca para nós 50% da nossa corrida. Quando lançamos o programa, dissemos que iríamos percorrer 22 caravanas pelas oito regiões do Estado para fazer algo fundamental: encontrar os empreendedores e promover um processo de escuta. A caravana cumpre um papel essencial, que é ouvir os empreendedores”, destacou.

 A ação é inédita no estado e tem como foco principal os pequenos e médios empreendedores, que representam mais de 50% das novas empresas abertas no Rio de Janeiro. Em São João da Barra, os principais temas levantados pelos participantes foram capacitação técnica, educação financeira, parcerias institucionais e fortalecimento comunitário. Questões relacionadas ao turismo, cultura, comércio local e à participação feminina no empreendedorismo também foram abordadas.

 O chefe de gabinete da Prefeitura de São João da Barra, Rodrigo Florencio, elogiou a iniciativa e reforçou a importância do diálogo direto com a população. “É uma oportunidade de ouvir de perto o que realmente é necessário. Fiquei impressionado com as demandas apresentadas. Já temos mecanismos na Prefeitura que podem atender muitas dessas questões. Vamos nos inspirar nessa caravana para ir ao encontro dos empreendedores”, contou.

 Além da escuta ativa, a caravana tem como meta a elaboração de três importantes instrumentos para o setor: o Mapa de Comunidades e Aceleradoras do Empreendedorismo RJ, o Mapa de Lojas Colaborativas e o Mapa de Artesãos do Carnaval. Esses documentos, juntamente com o Documento Base da Política Estadual do Empreendedorismo, serão construídos a partir dos dados coletados nas caravanas e servirão de referência para ações conjuntas entre Estado e municípios.

A expectativa é que o programa impacte diretamente cerca de 10 mil pessoas em todo o estado, promovendo um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de negócios sustentáveis e conectados com as realidades locais.

 

Comentários