Resultados positivos tem sido alcançados desde 2020, impulsionados pela agricultura
Por Ascon SFI
São Francisco de Itabapoana (SFI), que alcançou o 1º lugar nos índices de dinâmica econômica local entre todos os municípios do Norte Fluminense (NF), dados referentes a 2022, será o grande destaque durante a “Apresentação de resultados do INDEL – Índice de Dinâmica Econômica Local da região NF”, através do Núcleo de Pesquisa Econômica do Estado do Rio de Janeiro (Nuperj), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O evento, aberto à comunidade, acontecerá na próxima quarta-feira (10), às 14h, no Auditório do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), no prédio P5, campus da Uenf, em Campos dos Goytacazes.
“SFI de novo é destaque na economia. Em 2020, o município contabilizou mais de R$ 305 milhões de faturamento bruto de produção agrícola, segundo dados da Emater-Rio, o maior do Estado do Rio de Janeiro, e agora estamos outra vez em 1º lugar, desta feita nos índices de dinâmica econômica local, que o Nuperj vai detalhar no próximo dia 10. Estamos colhendo os frutos da nossa administração à frente da prefeitura e quem tem a ganhar é a nossa cidade e a população”, ressaltou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.
De acordo com o Nuperj, SFI teve uma evolução superior a 77%, passando do índice médio, quando alcançou o 8º lugar em 2021 no NF, para o 1º lugar em 2022, um padrão de alta dinâmica econômica com o elevado índice de 1,1435.
O INDEL revelou que a liderança do município são franciscano na região é reflexo de alguns fatores, como por exemplo, forte crescimento do investimento público, além da redução do grupo de vulnerabilidade social, pessoas que fazem parte das estatísticas de desemprego ou subemprego, em meio a desorganização familiar e que carecem de assistência social.
O Nuperj, que é coordenado pelo professor Alcimar das Chagas Ribeiro, desenvolveu o INDEL objetivando corrigir distorções geradas pelos demais indicadores convencionais, que na maioria das vezes, de acordo com o Núcleo, não refletem a real situação econômica dos municípios.