Diogo Latini, um desportista que eleva o nome de Macuco
24/12/2023 13:33 em Reportagens, Entrevistas e Opinião

Com trabalho reconhecido, o também vereador, é referência regional

Por Arnaldo Garcia / Fotos Redes Sociais

No segundo mandato de vereador no município de Macuco-RJ, o desportista Diogo Latini,39 anos, é uma referência do esporte no cenário estadual. Coordenador Regional da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, goza de grande prestígio na entidade. Formado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá é um cidadão incansável, que acredita no poder da transformação, num futuro melhor. Ao lado do ex-prefeito e subsecretário estadual, Bruno Boareto, faz valer um antigo adágio popular que diz que, “os melhores perfumes estão nos menores frascos”. Sem dúvida, Boareto e Latini são de um pequeno município, mas são diferenciados.

Latini implantou, em Macuco, a Escolinha Léo Moura. Projeto incentivado pelo Governo Federal e que tem excelentes resultados na formação de jovens cidadãos. Recentemente, o também vice-presidente da Câmara Municipal recebeu a maior honraria do esporte brasileiro, a medalha Manoel Tubino, outorgada pela Câmara Federal por indicação do deputado Luiz Lima, com quem mantém excelente entendimento. 

Diogo e o seu amigo ex-prefeito e atual subsecretário de cidades, Bruno Boareto. E com o Dr. Rubens Lopes, presidente da Ferj

 

O que pensa Diogo Latini sobre o futuro nas áreas política, esportiva e social? O Portal Rádio Via 5 entrevistou o vereador:

Como o senhor, vereador de um pequeno município, se sente tendo sido homenageado em Brasília?

R: Fiquei muito feliz por poder representar o menor município do Estado na Capital Federal, sendo o primeiro macuquense a ser homenageado no Congresso Nacional. No meu discurso, disse que vinha do menor e mais charmoso município do Estado do Rio de Janeiro, e que tem a maior cooperativa de lacticínios, sendo a Capital Estadual do Leite. Momento único, que divido com colaboradores que trabalharam e trabalham comigo no esporte, bem como a população de Macuco que sempre confiou em meu trabalho.

Com destaque nas áreas social, esportiva, política e educacional, qual o seu pensamento em relação ao futuro, e ao seu futuro como político?

R: Estou à disposição da população de Macuco, apesar de não ter uma herança política na família, confio plenamente no povo de Macuco, que sempre nos confiou essa missão dada por Deus. 

Ano que vem tem eleição para vereadores e prefeito. Como o senhor desenha o quadro político no município neste momento?

R: Vivemos um cenário diferente, atualmente, no município, como opositor ao governo atual, mas sempre a favor da população, colocando o povo como prioridade, sabendo dos nossos compromissos e responsabilidades. 

Recentemente, sob sua liderança, foi realizada a Copa do Calcário. Há ambiente para o crescimento desse evento, e ainda, a participação de Macuco, por exemplo, em outros?

R: Aceitei, com mais alguns amigos, o desafio de retomar essa competição pela Liga Desportiva de Macuco, após 16 anos sem acontecer, com o objetivo de resgate e valorização do futebol da Região Centro Norte Fluminense, com apoio da FERJ e de outros parceiros, igualmente importantes.

A Escolinha Léo Moura é uma grande realidade, e a gente sente o seu orgulho em vê-la funcionando. Como tem sido os resultados?

R: Bem positivo, há 9 anos atendendo cerca de 300 crianças/ano contribuindo na formação do cidadão e no sonho dos talentos em seguir no futebol brasileiro. Prova disso são alguns meninos que atuam em clubes do futebol nacional. Esse projeto acontece graça a uma parceria com o Deputado Federal Luiz Lima, amigo de Macuco e das crianças. 

O que falta ao esporte de Macuco para um voo maior?

R: Precisamos reviver um legado que deixamos entre 2008 e 2016. Atualmente são poucos os projetos esportivos ofertados à população, e que não ocupam os equipamentos esportivos instaladoe nos bairros. Esporte é um pilar fundamental da educação e precisa ser trabalhado no contra turno escolar, fazendo com que a inclusão e a transformação possam contribuir com nosso cidadão.

Qual a mensagem que o senhor gostaria passar às pessoas que se "esperançam" em dias melhores?

R: A luta é árdua, porém sigo firme trabalhando diariamente pela nossa população, colocando-a sempre como prioridade em prol do bem comum. Vamos continuar fortes em 2024 para que a mudança aconteça e que a cidade volte a crescer, para que todo macuquense tenha dias melhores na cidade.

Ao lado dos meninos da Escolinha Léo Moura, ou sendo homenageado, em Brasilia, ao lado do deputado Luiz Lima, a humildade é a mesma

 

COMENTÁRIOS