Abertura teve a presença especial do escritor e carnavalesco Milton Cunha
Por Ascom Macuco / Foto Wesley Marques
A noite de segunda-feira, 9 de outubro, foi memorável para Macuco, especialmente para os setores educacional e cultural. No Auditório Francisco Dornelles, no Rural Park, foi realizada a aguardada abertura do projeto ‘Energia Para Ler’, iniciativa especial do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e apoio da concessionária de energia elétrica ENEL. O evento contou com a presença maciça de educadores da Rede Municipal de Ensino, militantes culturais e autoridades.
O ponto alto da noite foi o Simpósio de Educação e Cultura com a presença do renomado psicólogo, escritor, carnavalesco e historiador Milton Cunha, figura icônica do carnaval brasileiro, que em sua inspiradora palestra abordou temas relatando a fundamental importância da leitura e exaltando os professores como os verdadeiros responsáveis pela formação qualificada de seres humanos. Ele ainda relembrou um pouco dos trechos que figuram em sua obra ‘Viva e Aproveite’, um livro repleto de mensagens positivas que enaltecem o otimismo, a força e a luz que devem guiar a vida das pessoas.
A noite ganhou novos contornos com os ritmistas do ‘Tamborim de Ouro’, sob regência do maestro João Poubel, e uma tocante homenagem prestada a Milton Cunha por passistas e diretores da Escola Império do Samba, emocionando profundamente essa grande personalidade da cultura brasileira. O evento destacou ainda a professora Emiliana Gonçalves Cardoso como patrona do ‘Energia Para Ler’ em Macuco, em reconhecimento à sua carreira dedicada aos princípios educacionais. A condução do evento ficou a cargo dos curadores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, da equipe Motivos Produções.
O Projeto Literário ‘Energia Para Ler’ presenteia os macuquenses com uma programação variada no centro da cidade, oferecendo atividades inteiramente gratuitas entre os dias 10 e 12 de outubro, das 8h às 17h. A prefeita Michelle Bianchini expressou sua gratidão aos organizadores e a todos que colaboraram para tornar essa iniciativa realidade. “Vivenciar dias especiais para nossa educação, cultura e ainda receber ações de entretenimento é um privilégio para Macuco”, declarou a mandatária macuquense.
Além da prefeita, prestigiaram a abertura os secretários João Vitor Pontes (Governo e Gestão); Claudia Vogas (Educação), Ana Paula Gonçalves (Saúde); Wildimar Faria (Gabinete e Comunicação); Margareth Anselmo (Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude); Hugo Carvalho (Esporte e Lazer); Micaelle Mattos e Deginar Boquimpani, diretoras de Cultura e Turismo; e o vereador Alberto Herdy.