Terminam nesta quarta (29) as inscrições para os cursos de produção cultural e m parceria com a Firjan SESI Campos
Economia, Negócios e Desenvolvimento
Publicado em 19/09/2023

 

Cursos de teatro, gestão de projetos culturais e cerâmica têm versões pagas e gratuitas sob critérios socioeconômicos

 

Por Felipe Sáles - Assessoria Firjan RJ

 

Terminam nesta quarta-feira (20/9) as inscrições para quatro cursos de profissionalização do setor cultural, oferecidos pela Firjan SESI Campos em parceria com a Uenf, na Casa de Cultura Villa Maria. Neste primeiro momento, as vagas estão sendo destinadas prioritariamente a candidatos que atendam a critérios socioeconômicos, e as inscrições podem ser feitas clicando neste link.

 

São 25 vagas para cada um dos seguintes cursos: “Produção e gestão de projetos culturais”, de 40 horas/aula; “Corpo Casa (Teatro)”, de 48 horas; “Artesanato (Cerâmica Ancestral)”, 48 horas; e “Capacitação técnica em teatro (iluminação, sonoplastia e cenografia)”, também 48 horas. Exceto o curso de “Produção e gestão de projetos culturais”, que acontecerá de forma híbrida, todos os outros serão presenciais na Casa de Cultura Villa Maria, no Jardim do Liceu.

 

As aulas acontecem entre os dias 25 de setembro e 20 de dezembro de 2023, concentradas nas segundas e quartas, terças e quintas e alguns sábados imersivos (com exceção dos feriados e recessos). As informações completas e o cronograma do processo seletivo podem ser acessadas no edital disponível neste link.

 

Mais vagas abertas

Além das 25 vagas de critério socioeconômico, a Firjan SESI também oferecerá, exclusivamente, mais 15 vagas ao custo de R$ 95 para os cursos de “Produção e Gestão de Projetos”, “Corpo Casa (Teatro)” e “Cerâmica Ancestral”. As turmas acontecerão simultaneamente, e os interessados podem realizar as inscrições até o início das aulas direto na Firjan SESI Campos (Av. Deputado Bartolomeu Lizandro, 862, Guarus).

 

Sobre os cursos

No curso de “Produção e gestão de projetos culturais”, o aluno vai adquirir conhecimentos específicos sobre a legislação de leis voltadas ao setor, como leis de financiamento da cultura, prêmios e editais; leis de direitos autorais; planejamento estratégico de produção cultural e em produção executiva para todas as etapas de produção; além de aprender a administrar projetos e fazer a prestação de contas.

 

No curso de “Cerâmica Ancestral”, as aulas mostrarão como preservar e transmitir as técnicas, métodos e conhecimentos tradicionais de cerâmica que foram usados por culturas antigas, além das técnicas autênticas de modelagem, decoração e queima que utilizadas por civilizações ancestrais.

 

O curso “Corpo-Casa” vai promover o autoconhecimento e promoção da saúde em seus aspectos psicológico, físico e emocional; desenvolver a comunicação e a expressividade do aluno, bem como sua capacidade de foco e concentração; potencializar um pensamento criativo e inovador e a elaboração ética e estética de movimentos através do corpo.

 

Já a “Capacitação técnica em teatro” vai qualificar jovens interessados na área técnica de espetáculos, unindo tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas formas de utilizar a iluminação, a sonoplastia e cenografia, ressaltando a criatividade do técnico-artista e as alternativas na concepção. No curso, serão enfatizados os estudos de percepções e experiências, auxiliando na construção e funcionamento de um espetáculo, seja de música, de dança ou de teatro/circo.

 

 

Comentários