Campos: Museu Histórico com encenações de “O Assassinato de Donana Pimenta”
11/07/2023 18:43 em Economia, Negócios e Desenvolvimento

Por Secom Campos / Foto Antônio Filho

Espetáculo do Curso de Capacitação Letras em Movimento lotou duas sessões na noite desta segunda-feira

Por O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHGC) abriu suas portas na noite desta segunda-feira (10), para receber duas apresentações do espetáculo histórico-teatral “O Assassinato de Donana Pimenta”. Os cômodos do Solar do Visconde de Araruama serviram de cenário para o trabalho dos alunos-atores do Curso de Capacitação Letras em Movimento, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. (FCJOL).

Recebendo 50 expectadores por apresentação, a montagem reproduziu a história de um dos crimes mais conhecidos da história do município: a assassinato de Dona Anna Joaquina Carneiro Pimenta. Maltratadas por sua senhora, as mulheres escravizadas Letícia, Cherubina, Cecília e Virgínia, cansadas da violência que eram submetidas, tramaram o assassinato, que aconteceu no dia 20 de setembro de 1873.

Com direção de Victor Santana e direção geral de Guilherme Freytas, a encenação foi apresentada pelos atores Priscila Pessanha (Anna Pimenta), Laís Larissy (Letícia), Estefany Nogueira (Cherubina), Taiane Santos (Cecília), Bárbara Laurindo (Virgínia), Pedro Gasparini (Jornalista), Cleidymara Santos (Hortência), Glaucier Arly (Ten.Cel. Pimenta), Ique Frias (Clara Maria Fernandes), Matheus Nakamura (Bastião), Valdiney Mendes (Delegado Tinoco) e Marlon Souza (Dr. Lacerda).

“Agradecemos ao público e aos profissionais da FCJOL, sempre abrindo espaço para que o teatro tenha protagonismo, no Museu Histórico. Aguardem novas apresentações de ‘O Assassinato de Donana Pimenta’, sempre muito requisitados pelos frequentadores do Museu”, disse o diretor geral do espetáculo e coordenador do Letras em Movimento, Guilherme Freytas.

COMENTÁRIOS