Cédula colecionável será lançada no ‘I Encontro de Numismática e Multicolecionismo’
Economia, Negócios e Desenvolvimento
Publicado em 23/06/2023

 Jornalista Andréa Lisboa - Foto Divulgação

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé sediará o ‘I Encontro de Numismática e Multicolecionismo de Macaé’, que reunirá cerca de dez colecionadores de cédulas, moedas, medalhas, além de antiguidades e outros itens colecionáveis. O evento gratuito oferecerá a alunos da rede pública de ensino e ao público em geral a palestra ‘A História do Dinheiro’ e ainda palestras voltadas para colecionadores e historiadores. O encontro será no dia 30 (sexta-feira da semana que vem), das 14h às 17h; e no dia 1º de julho (um sábado), das 9h às 18h.

Neste primeiro encontro será lançada a cédula promocional do evento, específica para Macaé e numerada de 1 a 100, tornando-se um item colecionável. Na oportunidade, os organizadores avaliarão gratuitamente moedas, cédulas e medalhas, além de outros itens de coleção apresentados pelo público presente. Também haverá uma feira de antiguidades.

"É um evento grandioso, que nos leva a observar a importância de moedas e objetos antigos da nossa história. É uma viagem no tempo que passa pelas cédulas, moedas e outros objetos de importância cultural", diz o Secretário de Cultura, Leandro Mussi.  

O coordenador da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Numismática (SNB), Felipe Rocha, estima um público de 200 pessoas nos dois dias de evento. "O encontro numismático será realizado depois de inúmeras solicitações dos numismatas da cidade e região da Costa do Sol. Macaé, além de ter muitos colecionadores, foi a escolha certa para acolher todo o público aficionado pela história das cédulas, moedas e medalhas do Brasil e do Mundo. Esta iniciativa movimenta o setor hoteleiro da cidade, a rede de bares e restaurantes e os atrativos turísticos, que serão impactados positivamente devido à diversidade de representantes de cidades que estarão presentes no encontro", ressalta.

Felipe considera que o mercado numismático no Brasil está em franca expansão.  O ‘I Encontro de Numismática e Multicolecionismo de Macaé’, que conta com a parceria com a Prefeitura e a Federação de Convention & Visitors Bureau, já faz parte do calendário da Sociedade Brasileira de Numismática (SNB). O coordenador destaca ainda que o projeto tem o apoio institucional da SNB, da Casa da Moeda do Brasil e o Banco Central do Brasil. Representantes do Clube Numismático do Rio de Janeiro e do Clube Numismático de Teresópolis confirmaram presença no evento. Ele informou que, neste ano, foram realizados 17 encontros em municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O principal objetivo destes encontros é fomentar o colecionismo, através da numismática, em âmbito nacional e internacional, como ferramenta cultural e de reinterpretação da história. O projeto se propõe também a promover a interação entre expositores, colecionadores, historiadores, pesquisadores e público em geral.

O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (21) 9816-90097.

Programação        

30 de junho (sexta-feira)

14h às 17h - Avaliação gratuita de moedas, cédulas, medalhas e outros itens colecionáveis

15h30 - Visita ao museu dos alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF).  Eles assistirão à palestra ‘A História do Dinheiro’, aberta ao público em geral.

1º de julho (sábado)

8h - Abertura dos salões para expositores; credenciamento de expositores e arrumação das mesas de exposição

9h - Abertura do evento

9h às 18h - Comercialização de moedas, cédulas e medalhas diretamente nas mesas dos expositores (compra, venda e troca) e avaliações

14h – Palestra 1 Numismática e Colecionismo

16h30h – Palestra 2 Numismática e Colecionismo

18h - Encerramento do evento.          

 
--
 
Comentários