Projeto leva artes cênicas, cultura e incentivo à leitura para escolas
30/05/2023 10:38 em Economia, Negócios e Desenvolvimento

Por Secom Macaé 

Foto Bruno Campos

Ampliar o mundo mágico da fantasia através das artes cênicas, cultura e literatura. Esse é o objetivo do projeto "Armarinho, Cantinho da Imaginação", que chega nesta semana a cinco escolas municipais de Macaé. A cidade é uma das 48 em todo o Brasil que recebem neste primeiro semestre, a iniciativa realizada pelo Ministério da Cultura. A programação com oficinas e entrega de materiais segue até a próxima sexta-feira (2).

Olhinhos vibrantes e atentos, foi assim que um grupo animado, formado pelos alunos do Pré 1, Pré 2 e Maternal 2 da Escola Professora Maria Magdala Agostinho Cipriani (Imburo) receberam o projeto. A estrutura de armarinho repleta de livros, brinquedos, jogos e cenários para as oficinas e apresentações de teatro ficará na escola. O objetivo é que o material seja usado pelos professores, ampliando o contato dos estudantes com o universo lúdico da imaginação.

Em Macaé, o projeto "Armarinho, Cantinho da Imaginação" é patrocinado pela empresa NTS. Berg Farias, integrante da produtora que realiza a ação, explica que a iniciativa está sendo levada para todo país, democratizando o acesso das crianças ao mundo da arte.

"Cada escola receberá a doação integral do armarinho, além de equipamentos como caixa de som, projetor e aparelho de DVD. As unidades também contarão com duas oficinas com teatro e contação de histórias, envolvendo os alunos durante a entrega do material. O objetivo é que esses recursos tornem mais acessível o contato com a cultura e arte, estimulando ainda o desejo pela leitura", detalha Berg.

"Ações como essa são muito importantes porque aumentam a interação das crianças. Os brinquedos, jogos e livros novos deixaram todos radiantes. Isso para nós é muito satisfatório. Estamos muito felizes por receber esse projeto tão significativo", afirmou a professora do Maternal 2, Marlem Cristina dos Santos.

Com atividades lúdicas conduzindo o aprendizado, o resultado são alunos ansiosos por explorar todo o material recebido. Como é o caso de Ana Flávia Vitória Gomes, de seis anos. "Estou achando a programação muito boa. Isso é importante porque ajuda a gente a ler, escrever e brincar. Eu gostei que eles trouxeram muitos livros, além de uma fantasia linda da Frozen e uma coroa", informou a pequena.

Além da Professora Maria Magdala, outras quatro escolas receberão o projeto. São elas: Amil Tanos, na Aroeira; Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, na Nova Holanda; Colégio Ana Maria Bacellar Leite e Santos, em Imboassica; e Escola Municipal Aterrado do Imburo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!