Por Assessoria / Imagem Marcel Cruz
A bola rolou neste domingo (12), para a abertura de mais uma edição da tradicional Copa do Calcário, uma das principais competições do futebol amador da região. Organizada pela Liga Desportiva de Macuco, com o apoio da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a rodada inaugural foi marcada por bons jogos, equilíbrio e destaque para os talentos locais.
Além do início da competição, a data também foi especial por celebrar os 24 anos de fundação da Liga Desportiva de Macuco, entidade responsável pela realização do torneio e pelo fortalecimento do esporte no município e em toda a região.
A Liga marcou presença em todos os estádios da rodada de abertura, reforçando o compromisso com a organização e o acompanhamento da competição. Em Cordeiro, no Estádio José Jorge, o presidente da Liga, Diogo Latini, esteve presente. Já em São Sebastião do Alto, a representação ficou por conta do diretor de arbitragem, Jairo da Conceição. Em Bom Jardim, o diretor de competições, Carlos Alberto Oliveira, acompanhou de perto a partida.
Dentro de campo, em Cordeiro, o Macuco Esporte Clube estreou com autoridade ao vencer o Cordeiro Futebol Clube por 3 a 0. O destaque da partida foi o atacante Miguel, autor de dois gols, enquanto Glaubinho também deixou sua marca, garantindo o triunfo da equipe visitante.
Em São Sebastião do Alto, a equipe do Altense foi derrotada em casa pelo Monerá por 1 a 0. O gol da partida foi marcado pelo atacante Memê, que entrou para a história como o autor do primeiro gol da edição 2026 da Copa do Calcário.
Fechando a rodada, em Bom Jardim, no Estádio Edmo Figueira Rodrigues, o público acompanhou a reedição da final da edição passada. Em um confronto equilibrado, Bom Jardim e Visconde Futebol Clube empataram em 1 a 1. O centroavante Pedro abriu o placar para os donos da casa, enquanto Vitinho, em cobrança de pênalti, deixou tudo igual para o Visconde.
A segunda rodada já tem data e confrontos definidos para o próximo domingo. Em Macuco, no Estádio Dr. Mário Freire Martins, o Macuco Esporte Clube recebe o Bom Jardim Esporte Clube. Em Visconde de Imbé, no Estádio Dr. Henrique Celso de Moraes, o Visconde Futebol Clube enfrenta o Monte Carmelo Atlético Clube, estreante na competição. Já em Monerá, no distrito de Monnerat, o Monerá Futebol Clube encara o Cordeiro Futebol Clube, no Estádio Elias Mussi.
Todas as partidas terão início às 14h45.
A primeira rodada reforça a expectativa de mais uma grande edição da Copa do Calcário, marcada pela competitividade, organização e valorização do futebol regional.