Por Secom Macaé / Imagens Moisés Bruno
O último sábado do mês de janeiro foi marcado por alegria, energia, lazer e inclusão na programação do Esporte Verão Macaé 2026. A Arena Esportiva, montada na Praia Campista, se transformou em um grande espaço de convivência, saúde e incentivo à prática esportiva, reunindo pessoas de todas as idades. Para participar das atividades, não é necessária inscrição prévia.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Macaé oferece uma programação diversificada, contemplando modalidades coletivas, artes marciais, dança e atividades funcionais. Neste sábado, a Praia Campista foi palco de partidas de futebol infantil, futevôlei, beach soccer, além de aulas de ritbox, jiu-jitsu, fitdance e taekwondo.
Presente no evento, o secretário municipal de Esportes, César Maillet, destacou o sucesso da programação.“São diversas opções e modalidades. O espaço se consolida como um ponto de incentivo ao esporte, à interação social e à alegria. É mais um saldo positivo para a Prefeitura de Macaé”, afirmou.
Quem gosta de se movimentar por meio da dança encontrou nas aulas de fitdance uma das grandes atrações do dia. No palco, 12 dançarinos e o instrutor Patrick Frazão comandaram a aula ao som dos hits do verão e dos principais sucessos de 2025. Representantes da academia Five Star Fitness, eles animaram o público e receberam aplausos dos participantes.
Entre os presentes estava Luciane Marques, de 40 anos.“Amo fitdance. Aproveitei que estou de férias e vim para a arena fazer a aula. Trouxe minhas primas e amigas. Este sábado está sendo muito especial. Agradeço à Prefeitura”, comentou.

Na areia, familiares de atletas também marcaram presença para incentivar os jovens esportistas. Simone da Silva acompanhou de perto cada jogada do neto Pietro Botelho, de 13 anos.“Ele ama esportes, está de férias e esse evento está sendo maravilhoso”, destacou.
O beach soccer contempla as categorias sub-7, sub-9, sub-11 e sub-13, reunindo cerca de 500 atletas, com idades entre 7 e 15 anos. A programação segue neste domingo (1º de fevereiro) e no próximo fim de semana. As três melhores equipes receberão troféus, além de medalhas para o artilheiro, goleiro menos vazado e melhor jogador.
Na arena de artes marciais, o jiu-jitsu ganhou destaque com o treino das equipes do projeto social Jesus ao Extremo, dos polos de Macaé e Cabo Frio. Cerca de 60 participantes, a partir de 3 anos de idade, participaram da atividade. O professor e diretor da equipe, Lucas Rodrigues Rosa, avaliou a ação de forma positiva.
“Conseguimos mobilizar alunos de cinco polos de Macaé e também de Rio das Ostras e Cabo Frio. Ficamos muito felizes com a oportunidade”, afirmou. Interessados podem conhecer mais sobre o projeto pelo perfil por meio das redes sociais ", disse
O faixa-preta e coordenador da Arena de Lutas, Felipe Barbosa, ressaltou a importância do espaço.
“É uma grande oportunidade tanto para quem já pratica quanto para quem deseja conhecer as modalidades. A arena funciona às terças e sextas-feiras, das 9h às 11h, aberta ao público”, explicou.
No período da tarde, a programação seguiu com capoeira, futebol para pessoas surdas e o tradicional Futebol das Estrelas, às 16h. As atividades foram encerradas às 17h40, com ritbox e dança.
Neste domingo (1º de fevereiro), a programação começa às 7h, com um passeio ciclístico saindo da Arena Esporte Verão. Ao longo da manhã, o público poderá participar de futebol infantil, futevôlei, yoga, kickboxing e step. À tarde, o destaque será a clínica de futevôlei, além de aulas de fitdance e novas sessões de kickboxing, com encerramento previsto para às 16hoi.