Por Secom SJB
A cerimônia de entrega dos certificados aos 50 jovens participantes da quarta edição das oficinas da Casa da Juventude foi realizada nesta sexta-feira, 14, no Auditório Municipal. Promovida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, as oficinas contemplaram áreas como Barbearia, Maquiagem, Artesanato, Audiovisual, Elaboração de Projetos e Violão, com foco em capacitar jovens entre 15 e 29 anos para o ingresso rápido no mercado de trabalho.
Durante a cerimônia, a prefeita Carla Caputi falou do impacto do projeto. “A gente fica feliz quando encontra jovens que queiram se dedicar, participar e transformar a vida pessoal e profissional. Quanto mais ferramentas tiverem para chegar à vida dos jovens, mais estaremos cumprindo nosso papel como poder público. Não é só o curso, todo o processo é transformador para quem participa e para quem ensina. É uma alegria muito grande ver cada um de vocês querer continuar. Tenho certeza de que entraram de um jeito e estão saindo com um acréscimo de informações e experiências que vão fazer diferença”, destacou a prefeita.
A mesa de abertura contou ainda com a participação da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Pontes, do secretário de Cultura, Gil Miranda, do coordenador geral de Assistência Social, Diogo Pessanha, e dos oficineiros Mariana Gregório, Jonivan Bastos, Lucas Coelho, Alexandre da Rocha e Ornan Dias.

Coordenador geral de Assistência Social, Diogo Pessanha lembrou que a Casa da Juventude iniciou suas atividades em março de 2024, atendendo 350 jovens em sua primeira etapa, com 14 cursos distribuídos em 28 turmas. Em 2025, ampliou sua atuação com mais de 10 workshops, cursos e oficinas, totalizando mais de 30 turmas. Ao encerrar o segundo ano de funcionamento, o projeto já soma mais de 500 jovens atendidos, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento social, a formação cidadã e o protagonismo da juventude de SJB.
Para a aluna Nicoli Severo, do curso de Elaboração de Projetos, foi uma experiência bastante desafiadora e divertida. “Aprendi muita coisa. Meu professor foi muito atencioso, e saí de lá com um projeto pronto para escrever assim que surgir uma oportunidade. A Casa da Juventude oferece cursos muito bons, com conteúdo rico e diverso, que servem para muitas áreas da nossa vida. É uma oportunidade bem bacana”, contou.
A Casa da Juventude, localizada na Rua São Pedro, 186, na sede do município, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.