Por Assessoria
As Olimpíadas da Pessoa com Deficiência -Olimpede 2025-, movimenta a cidade de Volta Redonda a partir desta sexta-feira(29) até domingo (31). A expectativa é a de que cerca de 2.500 participantes estejam presentes o envento, entre atletas, técnicos e acompanhantes, representando 120 instituições de 50 cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
A cerimônia de abertura aconteceu às 15h na Praça de Esportes Tabajaras( PET), do Clube dos Funcionários. As competições acontecerão no sábado e domingo, na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi ( Seu Nula), no bairro Voldac. O evento é aberto ao público. Os atletas do Paraesporte/Enel/Uenf que chegaram na noite desta quinta-feira (28) jé entraram na piscina para as provas de natação e também disoutaram jogos de tênis de mesa.
O Paraesporte, maior projeto sócio-esportivo do país voltado para pessoas com deficiência já confirmou presença. Este ano o Paraesporte estará participando com cerca de 100 atletas, divididos entre os polos de Campos dos Goytacazes, Saquarema e Brasília, explicou o presidente fundador, o ex-atleta da seleção brasileira de natação Raphael Thuin.
No ano passado os atletas do Paraesporte/Enel/ Uenf conquistaram 16 medalhas, sendo 6 de ouro, 2 de prata e 8 de bronze. De acordo com o professor Felipe Almeida, que estará coordenando a equipe campista a expectativa dos alunos é muito positiva. Eles querem superar o resultado do ano anterior. " Vale destacar que o mais importante que conquistar as medalhas é acompanhar a evolução se cada aluno e a socialização deles com as outras equipes", comentou.
A Olimpede contará com 13 modalidades esportivas adaptadas para os participantes como Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Jogos de Salão, Taekwondo, Judô, Badminton, Futsal, Voleibol Especial, Cabo de Guerra, Habilidades, Goalball e Bocha. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda. A equipe do Paraesporte /Enel/ Uenf embarca hoje a noite rumo a Volta Redonda.