Área da Lagoa do Iriry será reurbanizada com o Programa Lima Rio Margens
Por Ascom Rio das Ostras / Foto Alexandre Leite
O prefeito Carlos Augusto Balthazar recebeu nesta quarta-feira, dia 9, o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Renato Jordão Bussiere, para dar início às obras de revitalização da Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Iriry, que serão realizadas pelo Programa Limpa Rio Margens.
A intervenção que está sendo feita pelo Governo do Estado vai implantar no entorno da Lagoa de Iriry uma academia para terceira idade, dois parques infantis e uma quadra de areia para prática esportiva, além do cercamento de toda a área.
A Academia da Terceira Idade vai contar com simulador de caminhada, rotação vertical triplo conjugado, multiexercitador e alongador. Já os dois parquinhos para as crianças vão conter balanço duplo, gangorra dupla, escorrega, gaiola gínica (trepa trepa) e bancos. Já a quadra de areia, que será iluminada para a prática esportiva à noite, poderá ser utilizada como arena de beach tênis, futevôlei e vôlei de praia.
A reurbanização da Lagoa de Iriry começou com o envio de uma máquina anfíbia para limpeza da Lagoa, que enfrentava o acúmulo de vegetação e a consequente redução de seu espelho d’água, por intermédio do Programa Limpa Rio.
De acordo com o prefeito Carlos Augusto, a parceria com o Governo do Estado tem garantido várias conquistas para Rio das Ostras. “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao governador Cláudio Castro pelo apoio e atenção que tem direcionado ao nosso Município. Essa obra destinada pelo Estado vai contribuir para valorizar ainda mais esse cartão-postal da nossa Cidade. Aqui já contamos com grandes eventos como o Festival de Jazz & Blues e o CarnaJazz. Agora, com essa revitalização, as famílias poderão desfrutar de momentos especiais em uma área privilegiada. Temos a Lagoa preservada e um espaço de lazer para população”, declarou o prefeito
Para o secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, as ações do Estado em Rio das Ostras são uma determinação do governador Cláudio Castro para que os projetos ambientais estejam presentes num dos Municípios mais atuantes do interior. “Hoje estamos dando início a uma nova fase do Programa Limpa Rio. Dessa vez, com o Programa Limpa Rio Margens, que prevê a reestruturação e construção de espaços públicos localizados nas margens dos rios. Acredito que essa parceria com Rio das Ostras é importante e ainda vai trazer muitas conquistas para toda a população”, garantiu Bernardo Rossi.
PROGRAMA LIMPA RIO - O "Programa Limpa Rio" é uma iniciativa que visa a limpeza e desassoreamento de rios, córregos e lagos com o objetivo de reduzir o risco de inundações e melhorar a qualidade ambiental e de vida da população. O programa atua na remoção de lixo, detritos e sedimentos, além de promover a recuperação de áreas degradadas às margens dos rios. O programa também envolve ações de conscientização e engajamento da comunidade, além da aplicação de técnicas de despoluição, como dragagem, flotação e gradeamento, para a recuperação da qualidade da água e do meio ambiente.
PROGRAMA LIMPA RIO MARGENS - O programa Limpa Rio Margens, um desdobramento do Limpa Rio, promete recuperar e preservar espaços públicos às margens de rios
O programa também prevê a transformação de áreas em locais de convivência social coletiva, com a implantação de praças, parques infantis, campos ou academias ao ar livre. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a modelagem de cada intervenção urbanística vai variar de acordo com cada região a ser implantada.