Qualificação Profissional realiza inscrições para 1.408 vagas de T-Huet
Por Administrador
Publicado em 03/04/2025 14:57
Empregos, Estágios, Cursos e Concursos

Por Secom Macaé / Foto Ana Chafin

A expectativa de conquistar uma vaga no mercado de trabalho offshore levou diversos profissionais ao Centro de Convenções nesta quinta-feira (3). No local, ocorreram as inscrições para 1.408 vagas gratuitas para o curso de T-HUET ( Treinamento em Escape de Helicópteros Submersos em Águas Tropicais) oferecido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Qualificação Profissional.  No acumulado do ano, já foram disponibilizados pelo órgão 2.368 cursos no primeiro semestre e serão mais 1.132 vagas no segundo, totalizando 3.500 profissionais capacitados na área.

O objetivo do curso é promover a capacitação e o aprimoramento profissional da população local, ampliando suas chances de empregabilidade e desenvolvimento no mercado de trabalho, especialmente no setor offshore.

O auxiliar de produção Vinícius Lemons, 36 anos, afirmou que tem o sonho de trabalhar embarcado nas plataformas. “O meu desejo é começar a trabalhar embarcado e ter uma estabilidade. Além disso, tenho quatro filhos e espero conseguir dar um futuro melhor para eles”, disse Vinícius, morador do bairro Praia Campista.

A secretária de Qualificação Profissional, Rebeca Madureira, destacou que a escolha do espaço buscou oferecer uma estrutura em área coberta com tendas, banheiros químicos, limpeza e policiamento. “O fluxo das inscrições contou com 22 profissionais em atendimento simultâneo. Toda documentação apresentada atende um check list e, posteriormente, será avaliada por uma comissão para comprovar a sua veracidade, principalmente, os endereços de Macaé. Vale ressaltar que no resultado preliminar serão divulgadas as inscrições indeferidas”, frisou a secretária.  

Do total de vagas ofertadas, 71 são reservadas para pessoas com deficiência (PcD), em atendimento ao percentual de 5%.

A diarista Jociana Alves, 36 anos, está se capacitando em saloneira e para embarcar necessita do curso de T-Huet. “É uma chance para eu melhorar de vida. Um curso desse custa em média R$ 1.800 e, por isso, não teria condições de pagar. É ótima a oportunidade que a prefeitura está oferecendo”, disse Jociana, moradora do Bairro Bosque Azul.

O curso de T-Huet terá duração de um dia, sendo destinado exclusivamente a moradores que comprovem residência no município, com atividades teóricas e práticas, sendo obrigatória a aprovação em ambas as etapas para a certificação do participante. Ela proporciona credibilidade e reconhecimento internacional, garantindo que o conteúdo programático seja ministrado em conformidade com as melhores práticas da indústria offshore.

O resultado preliminar está previsto para o dia 8 de abril, com publicação no site da Prefeitura de Macaé. Os recursos poderão ser realizados no dia 10 de abril, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Qualificação Profissional (Rua Alfredo Backer, 363, Centro). O resultado final está previsto para o dia 12 deste mês. Serão 88 turmas e o início da primeira e segunda será no dia 24 de abril, às 8h30, na sede do órgão.


 

 

 
Comentários