Time paulista sai na frente do placar, mas não resiste a pressão na etapa final e sofre virada
Com informações de O Dia / Foto Matheus Lima (CRVG)
O Vasco estreou com vitória de virada no Brasileirão 2025. Em uma partida equilibrada, o Cruz-Maltino saiu atrás no placar com gol de Barreal e conseguiu reverter na etapa final com Nuno Moreira e Vegetti para vencer o Santos por 2 a 1, neste domingo (30), em São Januário, pela 1ª rodada da competição.
Com a vitória, o Vasco começa o Brasileirão 2025 somando os seus primeiros três pontos. Já o Santos, que está de volta a elite do futebol brasileiro, estreia com derrota. O Cruz-Maltino volta a campo na quarta-feira (2), às 19h (de Brasília), contra o Melgar, no Peru, pela 1ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana.
Vasco sai atrás e busca virada em São Januário
O Vasco não teve vida fácil no primeiro tempo contra o Santos. O Cruz-Maltino começou levando perigo em finalização de Philippe Coutinho, mas Gabriel Brazão defendeu. O Peixe respondeu pouco depois em chute cruzado de Gabriel Bontempo, que tentou encontrar Guilherme na segunda trave e não conseguiu.
Dono da casa, o Vasco tinha mais a bola, mas tinha dificuldade de encontrar espaços. O Santos, por outro lado, tentava pressionar a saída vascaína, e foi assim que Paulo Henrique entregou o ouro. Após o lateral errar na saída de bola, Tiquinho Soares encontrou Barreal, que entrou livre e bateu de cobertura.
Após sofrer o gol, o Vasco sentiu a pressão das arquibancadas. O time teve uma oportunidade com Nuno Moreira, que tentou devolver de cobertura, mas errou. Fora isso, a cada erro vascaíno aumentava a pressão aumentava, o que contribuiu para o time não conseguir reagir antes do intervalo.

Já a etapa começou com um panorama diferente. O Vasco adotou uma postura mais agressiva e logo chegou ao empate. Antes, Hugo Moura perdeu uma chance livre no meio da área. Depois, após cruzamento de Piton, Vegetti ajeitou de cabeça para a primeira trave e encontrou Nuno Moreira, que empatou o jogo.
Após o empate, o jogo ficou lá e cá. O Santos assustou em finalização de Guilherme, mas Léo Jardim salvou. Gabriel Brazão também apareceu e fez a melhor defesa do jogo após cabeçada de Vegetti. Porém, o goleiro santista não conseguiu evitar o gol quando Payet cruzou na medida para o argentino cabecear livre.
Ficha Técnica
Vasco 2 x 1 Santos
Brasileirão - 1ª rodada
Data: 30/03/2025
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maurício Lemos e Lucas Piton; Paulinho (Tchê Tchê), Hugo Moura (Jair) e Philippe Coutinho (Payet); Garré (Adson), Nuno Moreira (Loide Augusto) e Vegetti. Técnico: Fábio Carille
Santos: Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt (Diego Pituca), Gabriel Bontempo (Thaciano) e Barreal (Gabriel Veron); Rollheiser, Guilherme e Tiquinho Soares (Deivid Washington). Técnico: Pedro Caixinha
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Rafael Traci (SC)
Gols: Barreal, aos 20' do 1ºT (0-1); Nuno Moreira, aos 7' do 2ºT (1-1); Vegetti, aos 32' do 2ºT (2-1)
Cartões amarelos: Lucas Piton (VAS); JP Chermont (SAN).