GAECO/MPRJ cumpre 12 mandados de busca e apreensão para apurar fraudes em licitações com prefeituras de Japeri, Nilópolis e Magé; empresa Nutrifoods Refeições está entre as investigadas.
Com Informações do Diário do Rio
Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO) e com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), cumpriu nesta terça-feira (25) doze mandados de busca e apreensão em endereços ligados a pessoas e empresas suspeitas de envolvimento em um esquema de fraudes em licitações com prefeituras da Baixada Fluminense.
A investigação, conduzida pelo próprio GAECO, apura a atuação de uma organização criminosa que teria utilizado empresas registradas em nome de sócios “laranjas” para simular concorrência em processos licitatórios. Segundo os promotores, o grupo se revezava como vencedor das licitações, caracterizando um esquema de cartel.

Entre as empresas investigadas está a Nutrifoods Refeições Ltda, suspeita de obter contratos irregulares com as prefeituras de Magé, Japeri e Nilópolis. No caso de Japeri, a Nutrifoods teria sido favorecida em licitações supostamente direcionadas pelas Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, envolvendo o fornecimento de refeições hospitalares e kits de merenda escolar, inclusive durante a pandemia.
Em setembro de 2021, a empresa teria entregue kits de alimentação escolar com cinco meses de atraso, contendo alimentos impróprios para consumo.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Especializada em Organização Criminosa da Capital e cumpridos em endereços nos municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu, Japeri e também no bairro Jardim Sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.