MENU
Sem reciprocidade: Washington Reis reassume MDB e prepara anúncio de apoio a Eduardo Paes: Garotinho fiica na saudade
Por Administrador
Publicado em 18/02/2026 11:01
Geral

Sem Washington no páreo, Garotinho poderá lançar candidatura, entretanto sem o apoio do ex-prefeito de Caxias, que nesta quinta-feira deverá anunciar apoio à candidatura de Paes 

Com Informações do Diário do Rio / Imagem Divulgação (Arquivo)

O ex-prefeito Washington Reis será reconduzido ao comando do MDB no Rio de Janeiro em ato marcado para esta quinta-feira, na histórica sede do edifício Piauí, na Avenida Almirante Barroso, no Centro. O evento deve ir além da formalidade partidária: a expectativa é que o principal nome da Baixada Fluminense anuncie apoio à candidatura de Eduardo Paes ao governo do estado. As informações são do Agenda do Poder.

O ex-prefeito de Caxias era o candidato do ex-governador Anthony Garotinho ao Palácio Guanabara. Entretanto, com a desistência esperava-se o princípio da reciprocidade, ou seja, o apoio ao Garotinho, que anunciou que se Reis não fosse candidato lançaria o seu nome. Se essa forte possibilidade do maior nome da Baixada Fluminense se confirmar, o político com base no Norte Fluminense ficará na saudade.

 

Reis não confirma publicamente o movimento, mas nos bastidores o alinhamento é tratado como praticamente fechado. A interlocutores, o ex-prefeito tem repetido que só não marcharia com Paes se obtivesse aval do STF para disputar o pleito. Como a situação judicial segue indefinida, ele renunciou à própria candidatura, mas não pretende deixar o tabuleiro.

Com mais de três décadas de vida pública, Washington Reis deve tentar influenciar a composição da chapa, inclusive com a indicação de vice. Ao abrir mão da disputa direta, sinalizou que continuará atuando como peça central no processo eleitoral.

Reis e Paes: relação antiga

A aproximação entre os dois não é recente. Em 2008, Washington Reis teve papel decisivo na ida de Eduardo Paes, então no PSDB, para o MDB, legenda pela qual Paes se elegeu prefeito do Rio pela primeira vez. À época, a articulação causou atritos com Jorge Picciani, então líder do partido no estado.

Em 2012, Reis esteve ao lado de Paes na campanha da reeleição. Em 2018, quando Paes disputou o governo do estado e foi derrotado por Wilson Witzel, o ex-prefeito de Duque de Caxias também atuou em favor do aliado.

Nos últimos anos, o prefeito retribuiu o histórico de parceria. Em meio à disputa judicial enfrentada por Reis, Paes tentou ajudá-lo politicamente, gesto que gerou ruído entre adversários. Em 2024, entregou o diretório do PSD em Duque de Caxias à família Reis como sinal de aliança.

Reis consolidou sua força na Baixada ao eleger o sobrinho, Netinho Reis, prefeito de Duque de Caxias, superando o ex-prefeito José Camilo dos Santos Zito, que era apontado como favorito em parte das projeções iniciais.

Na capital, o MDB conta com três vereadores — Rodrigo Vizeu, Vitor Hugo e Renato Moura — que já votam alinhados com o governo de Eduardo Paes na Câmara Municipal.

O ato desta quinta-feira deve contar com a presença do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e do ex-presidente Michel Temer, o que reforça o peso político do movimento.

Comentários