Bairros e distritos são contemplados com ações que fortalecem o sistema de abastecimento de água da cidade
Por Ascom Rio+
A Rio+Saneamento segue investindo em ações para transformar a realidade do saneamento básico dos municípios que compõem sua área de atuação. Em Natividade, cidade localizada na região Norte Fluminense, as melhorias têm se intensificado e trazem mais qualidade de vida para os moradores. As intervenções incluem obras de extensão de rede e a instalação de novos equipamentos para fortalecer o sistema de abastecimento de água. Essas ações beneficiarão cerca de 3 mil moradores dos bairros Pedro Gomes, Cantinho do Fiorello e do distrito de Bom Jesus do Querendo.
Recentemente, a concessionária concluiu a obra de extensão da rede de água no bairro Pedro Gomes, entregando cerca de 1 km de novas tubulações. A obra é um marco importante para garantir o acesso à água tratada e potável, essencial para a saúde e bem-estar da comunidade. Para complementar essa iniciativa, a Rio+Saneamento atua na fase final da construção do booster Pedro Gomes, equipamento que bombeia e aumenta a pressão da água na rede, promovendo um abastecimento contínuo e adequado.
Além do bairro Pedro Gomes, o Cantinho do Fiorello também recebeu um novo booster, ampliando a capacidade de distribuição de água e assegurando um sistema de abastecimento mais fortalecido no município.
Ao mesmo tempo em que atua na expansão da rede de água, a concessionária está implementando uma série de melhorias nas unidades operacionais do município. Na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Natividade, foram aplicados recursos para a instalação de um biodigestor, construção de um sumidouro e para o remanejamento de esgoto, otimizando o tratamento e a gestão de resíduos na unidade.
Atuação nos distritos
Distritos de Natividade também estão recebendo investimentos significativos em infraestrutura hídrica. Em Bom Jesus do Querendo, as obras para a reativação do Poço Estrada estão em andamento. Recentemente, foi entregue um laboratório para análises dos parâmetros da água distribuída e concluída a instalação de novas bombas.
Para garantir uma maior segurança hídrica do distrito, foram instalados dois reservatórios, cada um com capacidade para 30 mil litros. As obras prosseguem com o objetivo de implantar um terceiro reservatório, elevando a capacidade total de armazenamento para 90 mil litros. Essas ações visam melhorar o abastecimento de água e promover a sustentabilidade na região.
O superintendente regional de operações da Rio+, Christian Portugal, destaca a importância das iniciativas na cidade: "Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso a um saneamento de qualidade e a água potável. Essas obras não são apenas de infraestrutura, mas um passo fundamental para o desenvolvimento e a saúde da população de Natividade, que ganha um sistema de abastecimento de água mais seguro para um futuro mais sustentável”.