PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes bancárias
Geral
Publicado em 31/12/2024

Homem é preso em aeroporto tentando embarcar com cocaína escondida em garrafas de bebida

Por Ascom PF-SP/RN

Sao Paulo - A Polícia Federal deflagrou, na última sexta-feira (27), a operação Retorno Velado, que apura crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e fraudes bancárias.

A investigação foi iniciada a partir da comunicação de uma instituição financeira, que teria sido vítima de furto qualificado por meio eletrônico, no qual foram subtraídos mais de R$ 35 milhões em reservas de dinheiro, durante os dias 11 e 12 de agosto de 2024. O valor subtraído teria sido pulverizado por meio de transferências via PIX.

Diante das investigações, foi cumprido um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão, além do cancelamento do passaporte do investigado. Também foi adotada uma medida assecuratória patrimonial, com a determinação de indisponibilidade de bens e valores.

Após o ocorrido, o investigado permaneceu domiciliado fora do país por três meses, retornando ao Brasil no período de Natal. As investigações continuam para apurar as circunstâncias da subtração e identificar os demais envolvidos.

Drogas: Da Bolívia para Europa

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na tarde desta segunda-feira, (30), no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal, um suspeito de tráfico internacional de drogas. Com ele foram apreendidos 2,5 kg de cocaína ocultos em garrafas de rum.

A ação aconteceu durante a inspeção de passageiros vindos de outros estados que pretendiam acessar o setor de embarque internacional. O esquema foi descoberto graças à utilização de um cão detector de drogas e do equipamento de raios-X.

Questionado pelos policiais, o passageiro alegou que se tratava de bebida alcoólica adquirida na Bolívia e que seria levada para Lisboa, em Portugal. Contudo, ao ser solicitado que abrisse uma das garrafas, ele se recusou.

Diante da negativa, os policiais tentaram transferir o rum para outro recipiente, mas apenas uma pequena quantidade de líquido saiu, enquanto a garrafa continuou pesada. Para esclarecer a situação, uma delas foi quebrada na presença do suspeito, revelando, em seu interior, uma espécie de bexiga contendo uma substância branca que submetida ao teste preliminar foi identificada como cocaína.

O homem foi preso e encaminhado à sede da Polícia Federal, onde as demais garrafas também foram abertas, confirmando a presença da droga.

O suspeito foi autuado por tráfico internacional de drogas, passou por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e permanece custodiado na sede da PF, à disposição da Justiça.

Esta foi a 10ª ocorrência de drogas atendida pela Polícia Federal este ano no aeroporto. O total apreendido naquele terminal de passageiros chega aos 82,41 Kg.

Comentários