Macaé: Sessão Solene celebra os 50 anos da Bacia de Campos
Geral
Publicado em 18/11/2024

Por Ascom Macaé / Foto Ana Chafin

 

A Câmara Municipal de Macaé realizou, nesta segunda-feira (18), sessão solene para homenagear os 50 anos da descoberta de petróleo na Bacia de Campos pela Petrobras. O evento reuniu autoridades e representantes da companhia, que destacaram os avanços ao longo das cinco décadas de atuação na região que é responsável por mais de 80% da produção de óleo e gás do Brasil.

Representando a Prefeitura de Macaé, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, falou da parceria entre a Petrobras e o poder público, e do cuidado do governo municipal que, desde 2021, trouxe um novo olhar para o desenvolvimento econômico, desburocratizando, atraindo novos investimento e ampliando o cenário de atração de negócios.

“Toda essa infraestrutura e experiência que a cidade tem ao longo desses 50 anos da Bacia de Campos nos trouxe entendimento para ampliar a capilaridade e o potencial de Macaé em diversas atividades, como a produção de grãos, o turismo, bem como as energias renováveis”, afirmou, destacando a importância do fortalecimento do ambiente de negócios que se reverte em investimentos em políticas públicas que se traduzam em melhoria na qualidade de vida para a população.

O vereador Luciano Diniz agradeceu ao corpo técnico da Petrobras por lembrar esses 50 anos da produção de petróleo na Bacia de Campos através da sessão solene. Ele destacou ainda a importância da indenização dos royalties que retornam em investimentos, dando como exemplo nove áreas que estão passando por obras de urbanização recebendo serviços como drenagem, redes de água, esgoto, calçamento, entre outras intervenções.

A sessão contou ainda com as falas do gerente do Ativo de Processamento de Cabiúnas, Alisson Cardoso; a gerente geral de Descomissionamento dos Sistemas Submarinos, Mariana Colasso; além do gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC), Alex Murteira Celem, que relembrou sua trajetória e falou do orgulho de ver como a Petrobras e Macaé cresceram ao longo dos 50 anos e da importância da parceria com o poder público nessa trajetória. 

“Uma honra, como macaense que sou, estar aqui representando a Petrobras nessa comemoração tão significativa. Ao longo dessas cinco décadas, a Bacia de Campos não se tornou apenas o berço da exploração e produção em águas profundas no Brasil, mas sim símbolo de trabalho árduo e inovação que foram fundamentais para o desenvolvimento da nossa região e do setor”, apontou Alex.

A Bacia de Campos teve seu início marcado em novembro de 1974 com o anúncio do primeiro campo com volume comercial, o de Garoupa. A área representa a maior reserva de petróleo do Brasil e uma das principais bacias offshore de óleo e gás do mundo, sendo responsável por mais de 80% da produção nacional de óleo e gás. 

 
Comentários