Por Ascom SJB
Mais de 400 alunos das escolas da rede municipal de São João da Barra participam nesta quarta-feira, 13, da etapa final dos Jogos Estudantis, que será realizada durante todo o dia no Ginásio Municipal de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino. A abertura será às 8h e as modalidades disputadas serão futsal, corrida, futevôlei e queimado. O evento será encerrado às 17h, quando acontece a premiação com medalhas e troféus para cerca de 100 alunos.
Os Jogos Estudantis Interescolares encerram uma sequência de atividades esportivas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) ao longo do ano letivo, envolvendo os alunos dos anos finais do ensino fundamental. É o maior evento esportivo do município, com mais de 2,3 mil alunos disputando simultaneamente.
— Os Jogos Estudantis são um momento de resgate dos nossos jovens. Hoje em dia vemos muitas crianças enfrentando problemas físicos e também muitas com problemas emocionais. O esporte contribui para a socialização, proporcionando a confraternização, a troca. A gente não pode esquecer que o esporte transforma vidas, tanto que esse é o tema dos Jogos Estudantis neste ano — afirma o coordenador pedagógico de Educação Física da Semed, Bruno Menezes.
No início de julho foi promovida a primeira etapa do evento, os Jogos Estudantis Interclasses, quando todas as turmas dos anos finais do ensino fundamental disputaram as modalidades esportivas nas suas próprias unidades escolares, 12 no total, com mais de 900 premiações. Nesta quarta-feira, 13, é a etapa final do evento em 2024.
— Esporte é saúde, tanto física quanto emocional, é alegria, socialização, confraternização. Durante todo o ano letivo as atividades esportivas são promovidas e incentivadas nas escolas da rede municipal, proporcionando aos nossos alunos momentos que são fundamentais no cotidiano do ambiente escolar. Os Jogos Estudantis são uma iniciativa muito importante no calendário escolar e fazemos questão de investir no projeto cada vez mais a cada ano — destaca a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.