Cruz-Maltino irá enfrentar o Fortaleza, fora de casa, neste sábado (9), às 19h (de Brasília)
Por O Dia / Foto Lerandro Amorim (CRVG)
Com apenas o Brasileirão para disputar até o final da temporada, o Vasco, que está em nono lugar, mira uma classificação para a Libertadores. Porém, para seguir sonhando com a vaga na próxima edição da competição continental, a equipe comandada por Rafael Paiva precisará quebrar um tabu de 21 anos sem vencer o Fortaleza, adversário deste sábado (9), às 19h (de Brasília), como visitante.
O último triunfo vascaíno aconteceu no dia 28 de junho de 2003, pelo Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, o Cruz-Maltino derrotou o Leão por 1 a 0, com gol de Marcelinho Carioca.
Desde então, foram mais sete jogos entre as equipes na capital cearense, com cinco empates e três derrotas.
Distância para o G6 é grande
Onze pontos separam o Vasco do São Paulo, o primeiro time que abre a zona de classificação para a Libertadores. No entanto, o Gigante da Colina tem algumas situações que podem favorecer.
Se o Atlético-MG vencer a Libertadores e a Copa do Brasil, um G7 irá se abrir, e o clube carioca está a três pontos atrás do Bahia, sétimo colocado.
Caso os rivais Botafogo e Flamengo derrotem o Galo na final das duas competições, respectivamente, o G6 irá virar G8.
Um G9 acontece se, junto com o Glorioso e o Rubro-Negro, o Cruzeiro conquiste a Sul-Americana. Com isso, o Vasco, que está em nono, estará se classificando para a fase preliminar do torneio continental.
Veja o desempenho do Vasco como visitante contra o Fortaleza
Fortaleza 4x2 Vasco - Campeonato Brasileiro de 2005
Fortaleza 1x1 Vasco - Campeonato Brasileiro de 2006
Fortaleza 1x1 Vasco - Série B de 2009
Fortaleza 1x1 Vasco - Campeonato Brasileiro de 2019
Fortaleza 3x0 Vasco - Campeonato Brasileiro de 2020
Fortaleza 2x0 Vasco - Campeonato Brasileiro de 2023
Fortaleza 0x0 Vasco - Copa do Brasil de 2024
Mudanças na equipe
O Vasco terá ao menos duas mudanças no time titular para enfrentar o Fortaleza neste sábado (9), às 19h (de Brasília), no Castelão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem João Victor, suspenso, e Payet, com desconforto muscular, o técnico Rafael Paiva precisará fazer alterações.
O zagueiro, que foi expulso na derrota por 3 a 0 para o Botafogo, deve ser substituído por Maicon. Já o meio-campista, que está com um incômodo na coxa esquerda, tende a dar lugar para Maxime Domínguez ou Galdames.
Apesar de ter voltado aos relacionados, Coutinho provavelmente iniciará o confronto no banco de reservas. Por outro lado, Emerson Rodríguez, desfalque no clássico por indisciplina, retornará aos 11 iniciais.
Sendo assim, segundo o site 'ge', o Cruz-Maltino deve ir a campo com: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho, Maxime Dominguez (Galdames), Puma Rodríguez, Emerson Rodríguez e Vegetti.
Leia mais: Galdames, do Vasco, negocia transferência para clube do Chile
Na 9ª posição no Campeonato Brasileiro, com 43 pontos, o Vasco tentará buscar a vitória para seguir sonhando com uma vaga na Libertadores da América do ano que vem.