Apesar de os produtos que compõem a ceia natalina serem os mais procurados nos supermercados, outros itens devem apresentar alta no período, como: bebidas, hortifrúti e sobremesas
Por Assessoria
Com a proximidade das celebrações de fim de ano, duas das datas mais importantes para o setor varejista, o Natal e o Ano Novo, aquecem as vendas e mobilizam o setor para a forte demanda do período. As compras de supermercado têm um peso importante no orçamento de todas as famílias brasileiras, mas com estratégias inteligentes é possível economizar sem abrir mão da qualidade à mesa.
Para ajudar o consumidor a maximizar seu poder de compra e levar para casa produtos de qualidade sem comprometer o orçamento, confira cinco dicas da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ):
1. Marcas próprias: Uma prática que tem ganhado destaque é optar pelas marcas próprias dos supermercados. Muitas vezes subestimados, esses produtos podem oferecer uma alternativa mais acessível para economizar significativamente no valor final da compra.
2. Melhor “Dia da Semana”: Muitos supermercados oferecem promoções em dias específicos da semana. Vale conhecer os dias dos supermercados da sua região e até se deslocar para compras maiores em locais que oferecem boas oportunidades.
3. Evite compras por impulso: Uma das maneiras mais eficazes de economizar nas compras do supermercado é fazer a tradicional lista de compras e segui-la à risca. Isso ajuda a evitar compras por impulso, que contribuem muitas vezes para gastos desnecessários.
4. Aproveite as condições especiais dos aplicativos e encartes: Diversos supermercados dispõem de aplicativos, revistas, cartões próprios, clube de desconto e outros formatos de fidelizar o cliente, oferecendo vantagens e descontos especiais. Conheça as opções do supermercado da sua preferência, faça o cadastro e aproveite!
5. Evite desperdícios: Conhecer a sazonalidade dos produtos, pesquisar sobre as melhores formas de armazenamento e conferir prazos de validade são providências básicas para a melhor gestão da dispensa. Muitos produtos se perdem por vencimento e armazenamento inadequado, gerando impacto desnecessário no orçamento e desperdício de alimentos. Com planejamento e conscientização, é possível fazer escolhas econômicas que beneficiam tanto o bolso quanto a despensa.