Por Ascom Quissamã
Nesta sexta-feira (18), mais 30 pacientes foram atendidos em um mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, em Quissamã. A iniciativa faz parte de um esforço da Prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, para ampliar o acesso aos procedimentos oftalmológicos na cidade.
Após as cirurgias, os pacientes passarão por revisões programadas. A primeira acontece na tarde desta sexta, no Centro de Saúde, com outras duas agendadas para os dias 26 de outubro e 23 de novembro. Além disso, no próximo dia 26 também será realizada a avaliação clínica de novos pacientes que poderão ser submetidos ao procedimento.
Desde que o serviço foi ampliado, em outubro de 2023, mais de 200 cirurgias de catarata já foram realizadas no município. Outro destaque é o número de procedimentos de pterígio, com mais de 70 cirurgias desde o início da oferta desse serviço, em novembro do ano passado.
A prefeita Fátima Pacheco celebrou os avanços na área da saúde, destacando a importância de oferecer o serviço sem a necessidade de deslocamento para outras cidades. "Esse é um projeto que trouxemos para Quissamã e que já realizamos quase 300 procedimentos. A ampliação foi muito importante, pois agora os pacientes podem fazer tudo aqui, sem precisar sair da cidade. Hoje, após a cirurgia, já fazem a revisão aqui mesmo, com todo o conforto e segurança de uma equipe qualificada. Vamos continuar investindo na saúde e no desenvolvimento da nossa cidade", afirmou.
Antes da ampliação dos serviços, os moradores precisavam se deslocar para outros municípios para realizar consultas e cirurgias. Agora, com o atendimento local, os pacientes recebem cuidados especializados sem sair da cidade.
A secretária de Saúde, Milena Viana, destacou a importância do investimento feito pela gestão. "Foi uma decisão muito assertiva trazer esse serviço para o nosso Hospital, que tem um grande potencial. Muitos pacientes que estavam aguardando conseguiram operar de forma mais rápida com a ampliação. A gestão está realmente de parabéns por esse investimento" afirmou.
Maria da Penha, de 67 anos, uma das pacientes operadas, demonstrou sua gratidão.
"Estou confiante que vou sair dessa e agradeço muito a Deus por ter uma equipe boa. Também sou grata pela cirurgia de alto risco na coluna, que fiz pela prefeitura e não paguei nada". Acompanhando a mãe, Evelyn Pessanha, de 41 anos, reforçou a expectativa. "A expectativa é grande para que ela volte a enxergar bem. Somos muito gratas a toda equipe e por ter essa oportunidade de fazer a cirurgia em Quissamã, tão perto de casa", disse.
Para participar das cirurgias, os pacientes devem agendar uma consulta médica na sua Unidade de Saúde da Família (USF), sendo encaminhados posteriormente para o atendimento especializado no Complexo Regulador do Município, no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas.