O encontro, que vai até quinta-feira (17), é promovido pelo Governo do Estado e reúne gestores e técnicos da Proteção Social Básica e Especial de nove municípios da região Norte Fluminense
Por Éder Souza /Foto Jhonatan Lopes (Divulgação)
O município de Campos sedia, desta terça-feira (15) até quinta-feira (17), na sede da ONG Orquestrando a Vida, a Capacitação Técnica Regionalizada da Região Norte Fluminense para gestores e técnicos da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Ao longo dos três dias de oficinas, serão debatidas a articulação entre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), os serviços da PSB e PSE, além de programas como o Criança Feliz.
O encontro é promovido pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e conta com a participação dos nove municípios do Norte Fluminense (Campos, Macaé, São João da Barra, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Cardoso Moreira, Carapebus e Conceição de Macabu), além de Varre-Sai, no Noroeste. Participaram da abertura do evento, que contou com mais de 100 pessoas, entre técnicos e gestores dos municípios participantes, o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; a subsecretária Graziele Gonçalves; a diretora municipal da Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes; a diretora municipal da Proteção Social Básica, Paloma Campos; o superintendente estadual de Atenção Social Básica, Diogo Bastos; além das equipes do Estado e do Município.
“A gente está visitando todas as regiões do Estado, levando a discussão, a integração e interação com os técnicos da Proteção Social Básica Especial que executam e ofertam serviços socioassistenciais por meio dos equipamentos públicos, sejam os CRAS, os CREAS ou unidades de acolhimento. O objetivo é aproximar o estado dos municípios, porque os municípios são o chão do estado. Nos municípios o SUAS se materializa. Essa aproximação com os técnicos é importante, porque são eles que vivem em contato direto com os usuários. A capacitação promove um alinhamento entre os serviços do PAIF e PAEFI, que são os meios de encaminhamento das necessidades das famílias, fazendo com que elas possam ter acesso aos serviços que são delas por direito, visando dar mais dignidade e garantir a cidadania”, explicou o superintendente estadual de Atenção Social Básica, Diogo Bastos.
O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, falou da importância do município sediar a capacitação, reforçando que a Prefeitura, por meio da SMDHS, ampliou o atendimento e serviços Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, além de implantação de importantes programas, como o Cartão Goitacá.
“Sediar uma capacitação como essa demonstra que Campos vem evoluindo bastante na Política de Assistência Social. Há muito tempo, na gestão anterior, a gente via Campos no centro técnico das discussões. Hoje, a gente consegue ver o avanço do município nesses debates, especialmente porque criamos, desde o primeiro ano de governo do prefeito Wladimir Garotinho, programas sociais, a lei municipal de benefícios eventuais e proporcionamos um aumento da nossa rede de socioassistencial de atendimento. É muito importante estarmos aqui com outros municípios, recebendo Estado que passa por todos os municípios e nos traz informações que são de grande valor para os nossos técnicos, mas também para os usuários”, disse o secretário.
“Oferecer essa capacitação aos colaboradores é uma oportunidade de aprimorar as competências técnicas e comportamentais. O encontro também amplia as habilidades e prepara esses técnicos para assumir desafios mais complexos com os nossos⁷ usuários”, ressaltou a subsecretária Graziele Gonçalves.
A capacitação, que vai até quinta-feira (17), acontece sempre das 09h às 17h. Todas as vagas já foram preenchidas.