Por Assessoria
Durante 8 dias cerca de 1000 atletas divididos em 20 países participaram dos VI Jogos Latinos Americanos, que aconteceram no Paraguai, entre os 4 a 12 deste mês. A cerimônia de encerramento aconteceu neste sábado (12) no estádio Ueno La Nueva Olla, em Assunção, reunindo atletas, técnicos, voluntários, público e os representantes das Olimpíadas Special Olympics, organizadores do evento. Na última edição dos Jogos, no Panamá, em 2017 o Brasil contou com 37 atletas e conquistou 28 medalhas. Em 2021, o evento foi cancelado, devido a pandemia da Covid-19.
A Delegação Brasileira conquistou 58 medalhas, sendo 23 de ouro, 19 de prata e 16 de bronze. Sendo que só os atletas do Paraesporte/Uenf/Enel , que integram a Delegação, conquistaram 9 medalhas, sendo 3 de ouro, 1 de prata e 5 de bronze. Os atletas campistas chegaram nesta madrugada de segunda-feira(14).
A nadadora Janine de Souza Gonçalves, ganhou a 1°medalha de ouro na natação e está muito feliz com o seu desempenho e com as novas amizades que fez no Paraguai. Foram 8 dias de competições e também de lazer e oportunidades de conhecer um país diferente. Sem contar que viajei de avião pela primeira vez. Uma experiência maravilhosa", contou a campeã dos 25 m livre.
De acordo com o fundador do Paraesporte e um dos Embaixadores das Olimpíadas Especiais Brasil, o ex-atleta da seleção brasileira de natação, Raphael Thuin, a maior conquista dos nossos jovens atletas está no desenvolvimento social que cada um adquiriu neste intercâmbio esportivo e de experiências com atletas de outros países e idiomas. Mas, eles mostraram mais uma vez que o esporte rompe qualquer barreira. Esse resultado confirma que estamos no caminho certo e só nos impulsiona continuar trabalhando pela inclusão ", concluiu Thuin.
Confira as medalhas
Badminton:
Iasmyn Moraes: individual / dupla unificada / por
Equipes.
Helena: dupla unificada / por equipes.
Jean Ferreira: individual / (4º lugar) dupla unificada / por equipes.
Deyverson: (4º lugar) dupla unificada. / por equipes.
Natação:
Janinne Vieira: primeiro lugar na prova de 25 metros livre.