Descarte correto evita a poluição dos rios e danos às redes de abastecimento de água
Moradores de São Fidélis que utilizam óleo de cozinha e não sabem como fazer o descarte correto contam com diversos pontos de coleta na cidade. A Prefeitura em parceria com a empresa Ecobio e a concessionária Rio+Saneamento, disponibiliza recipientes próprios para receber o óleo usado. A medida evita a poluição do lençol freático e o entupimento das redes de abastecimento de água. Cada litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.
Para o secretário municipal de meio ambiente, Said Júnior, mudando pequenos hábitos é possível contribuir com o meio ambiente.
"Quem utiliza o óleo de cozinha não deve jogá-lo na pia após o uso porque essa prática causa danos muito sérios. Com a destinação correta ele será transformado em outros produtos em vez de contaminar o solo e a água", explica o secretário.
Segue o passo a passo para o descarte correto:
Após usar o óleo, espere esfriar e com a ajuda de um funil passe o conteúdo para uma garrafa pet. Leve até um ecoponto e descarte no recipiente adequado.
Os locais de coleta são: Prefeitura Municipal, Colégio Estadual Barão de Macaúbas, Colégio Estadual de São Fidélis, Colégio Estadual Elvídio Costa, Escola Municipal Maria Firmina, Horto Municipal e loja de atendimento da Rio+Saneamento.
A empresa parceira é responsável por recolher os pets cheios de óleo e encaminhar para a destinação correta.Quem não puder levar o óleo usado e devidamente acondicionado até algum dos pontos de coleta, tem a opção de solicitar à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental a busca do conteúdo em domicílio. O contato é 92000-9634.