Na fraude, golpistas enviam mensagens falsas se passando por bancos e dizem que um valor alto está em jogo. Na tentativa de cancelar qualquer operação, a vítima entrega seus dados.
Por Bruna Miato, g1/ Foto Arquivo Pessoal
Um novo tipo de golpe tomou conta de diversos canais de comunicação e tem feito muitas vítimas por aí: é o "golpe do 0800", conhecido também como golpe da confirmação de compra ou golpe da falsa central de atendimento.
Nesta modalidade de fraude, a vítima recebe uma comunicação, que acontece principalmente por mensagem de texto e ligação telefônica, em que o fraudador se passa pelo funcionário de um banco que tenta confirmar uma tentativa de compra ou de transferência de dinheiro — em geral, de alto valor.
Veja no exemplo abaixo:
A vítima se assusta e não reconhece a compra e, então, é direcionada para uma falsa central de atendimento para cancelar a compra. Por telefone, o fraudador tenta fazer com que a vítima forneça dados pessoais e financeiros, além de números e senhas de conta e cartões.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica que esse direcionamento pode acontecer de diferentes formas.:
Quando a comunicação ocorre por mensagem de texto (seja via SMS ou WhatsApp), por exemplo, a própria mensagem pode informar um número que diz ser da central;
Já se o contato foi por telefone, o fraudador pode tanto fingir que ele já é atendente da central de atendimento, quanto fornecer um outro número;
Ao ligar para o número da falsa central, que pode até começar com o famoso 0800, a pessoa é atendida pelo fraudador, ainda se passando por funcionário do banco, e é induzida ao golpe.