Campos comemora o Dia do Produtor Rural com ações voltadas para o campo
Geral
Publicado em 28/07/2024

‌Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, os agricultores recebem capacitação e assistência técnica, além de orientação para a formação, acompanhamento e regularização de associações_

Por Secom Campos / Foto Reprod. Internet

‌Neste domingo, 28 de julho, comemora-se o Dia do Produtor Rural. A data foi criada em 1960 para celebrar o aniversário de fundação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Responsáveis por produzir os alimentos que chegam às mesas diariamente, eles já somam mais de 5 milhões em todo o Brasil, segundo dados do último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Campos, somente na Feira da Agricultura Familiar e do Pescado, que funciona de terça-feira a domingo em diferentes bairros do município, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, existem atualmente 300 produtores em atuação. O secretário de Agricultura, Almy Junior, explicou que os projetos e as ações desenvolvidos pelo governo para a agricultura têm provocado uma revolução no campo.

“Estamos plantando sementes de planejamento e com muitas entregas nas áreas de infraestrutura, regularização fundiária, máquinas, equipamentos, comercialização, capacitação e assistência técnica por meio da Casa do Produtor”, disse Almy.

Produtor de banana em Cambaíba, Roberto Gomes Barreto, 59 anos, ressaltou que o apoio recebido pela secretaria, com maquinários, como semeadora e batedeira de grãos, tem ajudado, principalmente, no preparo da terra.

“Estou animado e me preparando para plantar milho, e a batedeira de grãos será fundamental na hora da colheita. Nunca vi equipamentos como esses sendo disponibilizados para os agricultores por uma secretaria”, afirmou ele.

Outra ação voltada para os agricultores do município tem sido o trabalho de assistência para formação, acompanhamento e regularização de associações de produtores rurais. “Essas associações são importantes porque facilitam a organização dos agricultores de forma comum para a participação em projetos de compra institucional, comercialização de seus produtos, aquisição de insumos e até mesmo para reivindicação de seus direitos”, explicou Pedro Ferreira, que presta orientação técnica para a regularização e criação das associações na secretaria de Agricultura.

“A secretaria faz um trabalho específico de apoio às organizações. É um apoio muito importante, porque, por meio dessas associações, são desenvolvidas outras políticas públicas que dão suporte aos produtores de forma coletiva. Como exemplo, temos a cessão dos tanques de leite, atendimento de maquinário agrícola e distribuição de sementes. Assim, a gente consegue desenvolver os trabalhos e chegar aos produtores, compreendendo a demanda deles no local, de acordo com a realidade de cada um”.

Comentários