Torneios de base ganham mais projeção e seguem revelando valores
Esportes
Publicado em 24/07/2024

Casimiro Cup cumpre tradição e menino campista se destaca

 

Por Arnaldo Garcia / Fotos Arquivo Pessoal

 

Brasil Soccer Cup, Casimiro Cup e a novata Taça Guarus de Base Cup são competições já realizadas este ano e que tem um papel fundamental na revelação de jovens atletas. São categorias do Sub-10 ao Sub-18, que cumprem fielmente o desejo dos clubes de maior investimento, que contratam atletas cada vez mais jovens, quando não observando essas competições de meninos, montam um calendário de testes voltado para todo o Brasil.

 

Morador da Praia do Farol de São Thomé, Enzo Costa é um exemplo bem próximo da realidade do futebol de base, em se tratando de captação de bons talentos. Com apenas 11 anos, o menino já esteve na Gávea disputando competição e, obviamente, em observação e daí foi visto por um observador do Botafogo, que marcou teste para o mês que vem no clube alvinegro. Aluno da famosa escolinha de futebol do Cobreloa Brasil, ele se desloca três vezes por semana para participar das atividades, e quando não está na sede do município, exercita-se com o seu pai, o ex-goleiro Amy Costa, que teve passagem positiva pelo Americano e chegou a ser profissional do Rio Branco.

 

“Estou na correria com Enzo porque ele quer, gosta de futebol e de ser goleiro. É o meu papel como pai, sem qualquer imposição, desde que ele estude e tenha bom comportamento. Não sei do futuro, mas estou apoiando e se der certo, tudo bem, pois o moleque leva jeito. Se ele desistir, terei a consciência tranquila de que fiz a minha parte”, esclarece Amy Costa.

 

 

E o pai do Enzo Costa tem razão na correria, pois na Casimiro Cup, realizada entre 17 e 20 deste mês, o menino foi grande destaque defendendo as cores do CRA, emprestado pelo Cobreloa Brasil. Ele demonstrou talento, sendo elogiado por observadores e comissões técnicas, pois ajudou a sua equipe a sagrar-se campeã do Sub-11, sendo o goleiro menos vazado e eleito o melhor da categoria.

 

 

O aluno da quinta série da Escola Municipal Cláudia Almeida, na Praia do Farol de São Thomé, é um exemplo de dedicação, não só para os seus colegas, mas também para toda criança que deseja ser atketa de futebol.

Comentários