Glorioso teve nova boa atuação sob o comando do técnico português Artur Jorge
Por O Dia / Foto Vitor Silva (BFR)
Segue o novo líder do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (16), em duelo válido pela nona rodada, no Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, o Botafogo fez valer a boa fase sob comando do técnico português Artur Jorge e venceu o Grêmio pelo placar de 2 a 1 com boa atuação. Os gols do Alvinegro foram marcados por Cuiabano, ex-jogador do Tricolor Gaúcho, e Júnior Santos, já no segundo tempo, que chegou ao 18º na temporada.
Com o resultado e as combinações de resultado da rodada, o Alvinegro chegou aos 19 pontos somados e deixou para trás Flamengo e Bahia, que empataram com Athletico-PR e Criciúma, respectivamente. O próximo compromisso será na quarta-feira (19), contra o próprio Athletico, no Estádio Nilton Santos.
O jogo
Não demorou para sair o primeiro gol no Espírito Santo. E com lei do ex. Aos nove minutos, Marlon Freitas recebeu no meio-campo, girou, abriu espaço e achou Cuiabano em projeção pelo lado esquerdo. O lateral saiu sozinho contra Caíque e tocou no canto, sem chances. Belo gol do camisa 66 diante do clube que o revelou.
O Glorioso teve mais chances para ampliar o marcador ainda no primeiro tempo, controlou boa parte das ações, mas acabou sendo punido no contra-ataque. Luiz Henrique perdeu bola no meio, o Grêmio arrancou em velocidade e Gustavo Nunes, aos 21 minutos, deixou tudo igual.
A equipe gaúche terminou em alta a primeira parte do confronto. Bem encaixado taticamente, o time de Renato Portaluppi não permitiu o característico jogo vertical do Botafogo, que, por sua vez, se viu desconfortável.
O artilheiro aparece
Na volta para a segunda etapa, o Botafogo voltou aos trilhos e conseguiu mostrar seu futebol com apoio de uma dupla de peso no ataque: a contratação do ano e o artilheiro. Luiz Henrique recebeu no meio, fez boa jogada e achou lindo passe para Júnior Santos, de contrato renovado, tocar na saída de Caíque e marcar seu 18º gol na temporada.
Após retomar a liderança do marcador, o Alvinegro passou por maus bocados. No primeiro lance, Júnior Santos tirou em cima da linha, com John já batido, e depois o próprio goleiro fez grande defesa em cabeçada do meia Cristaldo. Os lances foram muito comemorados.
Artur Jorge aproveitou o momento para promover o retorno do meia Eduardo, afastado por lesão muscular desde o início de maio. Ele entrou para povoar a zoa de meio-campo, mas pouco foi acionado. O papel de recomposição defensiva foi o ponto alto de sua entrada.
O Grêmio ficou em cima nos últimos minutos, rondou a área alvinegra e deu alguns espaços para contra-ataque, que não foram aproveitados pelo Glorioso. Ainda assim, foi confirmada mais uma vitória na competição e a liderança.
Ficha técnica
Grêmio 1 x 2 Botafogo
Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)
Data e hora: 16/6 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli / Assistentes: Felipe Alan Costa e Fernanda Nândrea Gomes
Gols: Gustavo Nunes 21'/1ºT (GRE)/ Cuiabano 9'/1ºT e Júnior Santos 11'/2ºT (BOT)
artões amarelos: Gustavo Nunes (GRE); Gregore, Yarlen e Damián Suárez (BOT)
Grêmio: Caíque; Fábio, Pedro Geromel, Gustavo Martins e Mayk; Carballo (Edenílson), Dodi e Cristaldo (Nathan); Pavón (Galdino), JP Galvão (Nathan Fernandes) e Gustavo Nunes. Técnico: Renato Portaluppi.
Botafogo: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Gregore (Yarlen), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Eduardo); Óscar Romero (Diego Hernández), Luiz Henrique (Danilo Barbosa) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.
Artur Jorge dedica vitória a Tiquinho Soares
O Botafogo bateu o Grêmio pelo placar de 2 a 1 neste domingo (16), pela nona rodada do Brasileirão, e alcançou a liderança na tabela de classificação. Os gols foram marcados por Cuiabano e Júnior Santos. Em entrevista coletiva após a partida, o técnico português Artur Jorge celebrou o resultado, mas manteve os pés no chão em relação ao que indica a posição da equipe na competição.
Artur Jorge com Yarlen, atacante Vítor Silva
"Não significa nada nesta altura. Foi só mais uma rodada. A gente precisa valorizar o desempenho, são vitórias consecutivas. É importante para nós para sentir que o trabalho está dando resultado. Isso nos deixa satisfeito, alimenta a ambição, mas sabemos que tem muito campeonato à frente", disse o português.
A equipe alvinegra abriu o placar logo cedo, sofreu o empate, e depois voltou a ter vantagem nos primeiros minutos do segundo tempo. Para Artur Jorge, não foi uma grande exibição de seus comandados.
"Não foi um jogo bem conseguido, foi um jogo esforçado. Em alguns momentos não conseguimos ter o controle do jogo. Tivemos em algumas partes entrada forte, fizemos o primeiro gol. Mas não tivemos a capacidade de controlar, teve uma reação do adversário. No entanto, a vitória parece ter sido justa pelo que produzimos. Mas sabemos que não foi um grande jogo."
O resultado conquistado em Cariacica, no Espírito Santo, foi dedicado pelo técnico ao atacante Tiquinho Soares, que foi desfalque por conta da morte do pai.
"Queremos fazer com que essa vitória seja um abraço a ele, Quero agradecer aos torcedores também. Temos que lembrar que jogamos no Espírito Santo e eles fizeram isso aqui parecer a nossa casa.