Por Marilene Carvalho e Maurício Porão, Secom Macaé
Seguindo a programação do "Junho Verde", elaborado pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, foi realizada nesta quinta-feira (6), a ação de Replantio do Pomar Urbano, no canteiro principal do bairro de Imboassica. A atividade memorável foi realizada em parceria com a petrolífera Expro do Brasil, contando com a participação ativa de 35 alunos do ensino fundamental I, da Escola Municipal Ana Maria Bacelar Leite e Santos.
Muito animados com a ação, os pequenos começaram o dia em sala de aula aprendendo sobre a importância das árvores depois de adultas. O conhecimento foi transmitido pela coordenadora de arborização da Secretaria de Ambiente, Fernanda Norbert. "Falamos de forma resumida sobre os benefícios que as árvores oferecem à vida humana, como sombra, frutos e renovação do ar, antecedendo o plantio das mudas", disse. Foi um momento de interatividade, onde as crianças fizeram perguntas e também deram respostas sobre o que pensavam.
A ideia do Pomar Urbano é fazer com que as próprias comunidades comtempladas usufruam das colheitas em poucos anos. O projeto nasceu em 2019, e de lá pra cá vários bairros receberam mudas frutíferas. Além de 20 mudas de araçá, amora, grumixama e acerola, o serviço ambiental voluntário da Expro, fez a doação dos insumos, que incluem adubo e gel para umedecimento das raízes. O primeiro plantio em parceria com a empresa de petróleo ocorreu no ano passado. "Realizamos parcerias semelhantes em vários países em prol de um mundo melhor", disse Fabrício Lima, gerente global de meio ambiente da Expro, que esteve participando da atividade.
"Esse método em que a teoria vem acompanhada da prática, em alinhamento com os alunos do ensino infantil, faz gerar neles o sentido de pertencimento. No futuro, ao passarem por esses locais, provavelmente vão dizer: olha lá a árvore que eu plantei! Portanto, se trata de um evento para ficar na memória, e que traz importante mensagem para ser levada adiante", enfatizou a Secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Salles.
As impressões ficam por conta de Theo, de oito anos, que ajudou a plantar uma árvore pela primeira vez. "Senti muita felicidade, vou guardar esse dia na cabeça até a velhice", falou o menino emocionado. Da mesma forma, João, que tem a mesma idade, fez questão de dizer o que sentiu: "Foi muito legal, quando eu for grande e passar por aqui sei que vou lembrar". O replantio foi realizado na extensão do canteiro frontal à escola, com suporte dos técnicos da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, em torno de uma atividade marcada pela alegria estampada nos rostos de aproximadamente 50 participantes.
A programação do "Junho Verde" prossegue com mais atividades:
11/06 – 9h- Trilha da ciência no Nupem - Na trilha da ciência do Nupem, a natureza ganha vida com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.
11/06 – 13h30- Oficina de Integração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Arquipélago de Santana e da Restinga do Barreto, no auditório do Nupem.
15/06 – 9h- Atividade com os Escoteiros dos Grupos de Macaé e Rio das Ostras, com o tema “Sempre alerta para a fiscalização ambiental” , no Bosque da Lagoa de Imboassica.
19/06 – 9h- Apresentação do projeto “Sensitrilha” com alunos da educação inclusiva no Parque Atalaia
19/06 – 8h- Limpeza Ilha do Francês.
26/06 – 9h- Lagoa de Imboassica - 3ª etapa do projeto “Resgatando o passado e semeando o futuro” com alunos do colégio Municipal Renato Martins, Projeto “Canoa na Lagoa” e ação de limpeza na margem da Lagoa.