John ganha sequência no Botafogo e se consolida no time titular
Por O Dia / Fotos Vitor Silva (BFR)
Rio - Um dos destaques do Botafogo nesta temporada, o zagueiro Bastos se firmou como titular na equipe desde a chegada do técnico Artur Jorge. O angolano iniciou em 12 dos 14 jogos do comandante português pelo Glorioso e comemorou a boa fase.
"Temos trabalhado dia após dia, com a mentalidade de melhorar. Tem sido isso o segredo da consistência de resultado. Temos que seguir trabalhando e dando o nosso melhor", afirmou Bastos.
O zagueiro está no Botafogo desde agosto de 2023. Bastos teve um início tímido na equipe alvinegra e disputou apenas quatro jogos naquele ano. Para o camisa 15, no entanto, a última temporada é passado.
"Vamos continuar a trabalhar para dar o melhor. O que passou passou, temos que ter a cabeça erguida, seguir trabalhando a cada dia e a cada jogo. É a mentalidade que temos até agora", finalizou.
John se consolida no time titular: 'Muito feliz'
Com o goleiro John entre os titulares, o Botafogo superou o Corinthians no último sábado (1), na Neo Química Arena, por 1 a 0. O arqueiro se consolidou entre os 11 inicias do Glorioso após lesão muscular sofrida no início de sua trajetória no clube e tem sido elogiado pela torcida.
Sob o comando de Artur Jorge, John foi o escolhido para defender a meta alvinegra por nove vezes em 14 oportunidades. Ele valorizou o trabalho do técnico português e também os companheiros de posição.
"Primeiramente é agradecer a Deus, depois ao Artur Jorge. Trabalhamos bastante. Gatito, Raul e Lucas são grandes goleiros. Fico muito feliz por estar jogando e tendo sequência. O Mister faz um trabalho muito bom", declarou.
"Nós goleiros nos damos muito bem. Ajudamos um ao outro a evoluir, a ter melhora. Não importa quem estiver jogando, o importante é que todo mundo defende o Botafogo, uma camisa só", ponderou.
Diante do Corinthians, ele fez defesa importante em chute do atacante Yuri Alberto, na reta final da segunda etapa, para impedir que o Glorioso levasse o empate.
O próximo compromisso do Botafogo será contra o Fluminense, em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes medem forças na terça-feira da semana que vem (11), às 20h (de Brasília), no Nilton Santos
Botafogo x Palmeiras, em competição internacional após 12 anos
O sorteio realizado nesta segunda-feira (3) definiu que o adversário do Botafogo nas oitavas de final da Libertadores será o Palmeiras. Com isso, as duas equipes voltam a se enfrentar em uma competição internacional após quase 12 anos.
A última vez em que Botafogo e Palmeiras se enfrentaram em um torneio continental foi na segunda fase da Copa Sul-Americana de 2012. A pri.meira partida, em São Paulo, terminou com vitória alviverde pelo placar de 2 a 0. Na volta, sob a liderança do meia Seedorf, o Alvinegro venceu por 3 a 1, mas o gol fora de casa - na época ainda critério no mata-mata - classificou o clube paulista para a próxima fase da competição.
Desde então, Botafogo e Palmeiras se enfrentaram 17 vezes, e a vantagem do retrospecto fica com o Alviverde. A equipe venceu 10 confrontos, empatou três e perdeu quatro vezes para o Alvinegro.
A última partida foi marcante: a virada por 4 a 3 em pleno Nilton Santos, pela 31ª rodada do Brasileirão, que deu início a uma derrocada histórica do Botafogo no Brasileirão e bela campanha de recuperação do clube paulista, campeão ao fim da temporada.
Botafogo e Palmeiras irão se enfrentar nas semanas dos dias 14 e 21 de agosto, com primeiro jogo no Nilton Santos e volta no Allianz Parque. Datas e horários serão definidos e divulgados pela Conmebol nos próximos dias.