Por Ascom Quissamã/ Foto Adilson Santos
Esta quinta-feira (2) marca uma nova fase de expectativas e oportunidades para 110 jovens de Quissamã, que passam a integrar a segunda turma do Programa Juventude Ativa+, uma iniciativa da Prefeitura voltada para a capacitação e desenvolvimento profissional da juventude quissamaense.
Entre os novos participantes está Carla Mariana, de 23 anos, que após sua experiência no SESMET pelo Juventude Ativa, concluiu o curso técnico em Segurança do Trabalho e agora embarca em sua jornada universitária cursando Engenharia Ambiental no IFF Campos.
"O Juventude Ativa foi uma oportunidade incrível que abriu um leque de possibilidades para mim. E agora, espero crescer ainda mais com o Juventude Ativa+. Esses programas nos ajudam a evoluir e nos proporcionam grandes oportunidades. Além disso, conto com o apoio da Prefeitura para cursar a faculdade, incluindo o transporte universitário. Agradeço a Prefeitura de Quissamã por essas oportunidades", enfatizou a jovem.
A prefeita Fátima Pacheco destacou que o programa nasceu a partir das demandas dos próprios jovens. "O Juventude Ativa e o Juventude Ativa+ representam investimentos significativos da Prefeitura de Quissamã para promover a autonomia e o desenvolvimento dos nossos jovens. Eles oferecem conhecimento, expandem horizontes e promovem a cidadania e o desenvolvimento econômico que são direitos de vocês", ressaltou a prefeita.
O Juventude Ativa+ é mais uma política pública adotada pelo município de Quissamã com o objetivo de proporcionar oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional para os jovens locais, preparando-os para o mercado de trabalho. Sob a coordenação de Alyson Leaubon, ex-participante da primeira turma do Juventude Ativa e Juventude Ativa+, os jovens são incentivados a aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo programa.
"Aprendam, estudem, busquem, porque o mundo é de vocês", aconselhou Alyson.
O programa é uma parceria entre as secretarias de Administração e Assistência Social da Prefeitura de Quissamã, destinada aos jovens que concluíram o Juventude Ativa com uma certificação superior a 75% nas atividades e estão matriculados em cursos de educação superior ou técnico-profissional.
A secretária de Administração, Amanda Fragoso, reforça que o programa não só proporciona uma troca de experiências entre os estagiários e os servidores municipais, mas também promove um intercâmbio valioso entre diferentes gerações, conhecimentos e perspectivas.
"A Prefeitura de Quissamã forma não apenas grandes profissionais para o setor público, mas também para o mercado de trabalho em geral. O Juventude Ativa oferece oportunidades profissionais, e também experiências de vida e desenvolvimento pessoal, preparando os jovens para o futuro com um forte senso de responsabilidade", concluiu Amanda Fragoso.