Rubro-Negro enfrentará o Nova Iguaçu na decisão do estadual
Por O Dia / Foto Marcelo Cortes (CRF)
Rio - O Flamengo entra em campo em busca de seu 38º título do Campeonato Carioca no próximo sábado (30), no Maracanã, às 17h, contra o Nova Iguaçu. Apesar de ser o maior vencedor da história do estadual, o Rubro-Negro tenta fazer um feito inédito em sua história: vencer o título sobre um clube de fora da cidade do Rio.
Nas ocasiões em que ficou com a taça, o Flamengo venceu apenas clubes da cidade do Rio. O time da Gávea já triunfou sobre Vasco, Fluminense, Botafogo, América, Bangu e São Cristóvão nas decisões de Carioca que disputou.
O Nova Iguaçu será o terceiro clube de fora da cidade do Rio a disputar a decisão do Campeonato Carioca. Além do clube da Baixada, outras duas equipes já se classificaram para a decisão: o Americano, da cidade de Campos dos Goytacazes, em 2002, e o Volta Redonda, em 2005.
Ambos os times terminaram com o vice-campeonato estadual ao serem derrotados pelo Fluminense. Em 2002, o Tricolor conquistou o título sobre o Americano ao vencer por 2 a 0 na ida e por 3 a 1 na volta. Já em 2005, o clube das Laranjeiras ganhou a final do Volta Redonda de maneira heroica, perdendo a ida por 4 a 3, mas vencendo na volta por 3 a 1. O gol que deu o título ao Fluminense, de Antônio Carlos, saiu no último minuto de jogo.
Sendo assim, o Nova Iguaçu tenta ser o primeiro clube de fora da capital do estado a vencer o Carioca. O Flamengo, por outro lado, tenta manter a soberania da cidade do Rio na competição. A partida de ida da final acontece no sábado (30), às 17h, no Maracanã, e a volta acontecerá no domingo seguinte (7), às 17h, também no Maracanã.
Força máxima na final
Tite não terá problemas para escalar o Flamengo para o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, contra o Nova Iguaçu, neste sábado (30), ás 17h (de Brasília), no Maracanã. Com a recuperação de Pulgar e o retorno dos convocados, a tendência é que o Rubro-Negro tenha força máxima na decisão.
A última atividade de preparação para a final aconteceu nesta sexta (29), no Ninho do Urubu. Nela, o treinador indicou que escalará a equipe que considera ideal para enfrentar o time da Baixada.
O provável time do Flamengo para o primeiro jogo da final tem Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas, Pulgar, De la Cruz, Arrasceta, Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro.
Os únicos jogadores no departamento médico são Wesley, por conta de uma lesão no adutor da coxa direita, e Gerson, que se recupera após cirurgia. Além deles, Gabigol, suspenso por tentar fraudar exame antidoping, também está fora.