A Prefeitura de Macaé, por meio de uma força-tarefa, atua em diversas frentes de trabalho para a limpeza e manutenção em vários pontos do município que foram atingidos pelas fortes chuvas nesta sexta-feira (22) e sábado(23), com os registros de 150 milímetros na região urbana e 380 milímetros de volume de água na região serrana. O prefeito Welberth Rezende destacou que as bombas localizadas no Centro de Operações da Télio Barreto funcionaram a todo vapor.
"Estamos operando com 50% do projeto da macrodrenagem e mais duas bombas serão instaladas ainda este ano. Depois de prontas, vamos bombear 22 mil litros de água por segundo", frisou o prefeito.
Na região serrana houve o transbordo do Rio Macaé, em alguns pontos, e o Rio São Pedro, na localidade de Glicério, além das cheias no Rio Sana, o que acarretou a obstrução total da estrada Frade x Sana, Boa Alegria x Frade, Boa Alegria x Bicudas, com diversas quedas de árvores. Já a região urbana foi atingida com diversas quedas de árvores, desabamento de lajes no bairro Nova Holanda, mas sem registro de feridos.
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil acompanhou de perto a movimentação da frente fria que atingiu todo o estado. Equipes estão de prontidão 24 horas analisando dados das chuvas e coordenando ações de apoio à população. Em caso de risco, a orientação é ligar para 199.
"O Centro de Monitoramento tem sido fundamental, pois acompanha de forma mais sólida as condições climáticas, além de realizar uma leitura mais precisa de todo o município, através dos pluviômetros automáticos das estações meteorológicas, além de centralizar o gerenciamento das decisões, facilitando o atendimento à população", frisou o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.
As equipes das secretarias de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos atuam para liberar acesso de várias vias do município. A estrada Frade X Sana continua interditada devido a queda de barreiras no local. No momento as equipes atuam na queda de galhos de árvores que estão obstruindo o acesso à residência na Vila Badejo.
Há registros de bolsões d'água na entrada do bairro Novo Cavaleiros (Rodovia Amaral Peixoto), e Cidade Universitária, em frente ao portão da campus. O trânsito está fluindo nesses dois locais. O trânsito na Linha Verde está sem problemas. A Linha Azul no momento está com pequenos bolsões d'água em grande parte da via, o que requer atenção.
Os bairros com maior número de ocorrências em relação a queda de árvores e postes foram Jardim Vitória, Novo Horizonte, Óleo, Nova Holanda, Novo Cavaleiros e Vila Badejo.
A Secretaria Adjunta de Defesa Civil mantém a condição de alerta máximo, onde há previsão de chuvas intensas para este fim de semana. A precipitação será superior a 60mm/dia, ou maior que 100mm/dia. Também estão previstas rajadas de vento acima de 100 Km/hora. A orientação é evitar ao máximo sair de casa nos próximos dias.
Em virtude de fazer divisa com as regiões elevadas do Rio de Janeiro, como o município de Nova Friburgo, onde ficam as nascentes, a região serrana de Macaé é o local de preocupação devido ao acúmulo de água nos rios.
A Secretaria Adjunta de Interior está realizando ações em diversas localidades da região serrana. No momento está ocorrendo a limpeza da via principal entre Óleo e Glicério, além da retirada de árvores e barreiras para a liberação do acesso da estrada Frade x Sana.