Inmet prevê chuvas com ventos intensos em 7 estados e no DF
Por Secom Macaé e Agência Brasil / Foto Fernando Frazão
Chuvas intensas de até 60mm/h ou 100mm/dia seguidas de rajadas de ventos de até 100Km/h podem ocorrer a qualquer momento nesta quinta-feira (22) até 10h desta sexta-feira (23) em Macaé. A previsão é do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) e está sendo acompanhada pela Secretaria Adjunta de Defesa Civil que tem redobrado o monitoramento. Há, também, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O alerta é laranja e representa perigo, ou seja, o grau de risco aumenta para alto. A Defesa Civil orienta que as pessoas devem ficar vigilantes e seguir as recomendações dos especialistas.
Os técnicos orientam que, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e, se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Se precisarem, devem ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros através do 193 – ligações gratuitas. A Defesa Civil atua 24 horas e as ocorrências de emergência devem ser feitas para o WhatsApp (22) 99103.4275.Fernando Frazão/Agência Brasil
Pelo Brasil: Alerta divulgado vale até as 10h de sexta-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou novo alerta de previsão de chuva, entre 20 e 30 milímetros/hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, e ventos intensos, entre 40 e 60 km/h, para várias regiões do país, incluindo as regiões metropolitanas de Curitiba e São Paulo e Distrito Federal.
O alerta de perigo potencial foi divulgado na manhã de hoje (22), e vale até as 10h desta sexta-feira (23).
Veja as demais regiões incluídas no alerta do Inmet:
Centro goiano, leste goiano, norte pioneiro paranaense, centro-sul do mato-grossense, sul goiano, Presidente Prudente (SP), São José do Rio Preto (SP), nordeste mato-grossense, leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas (SP), Bauru (SP), Piracicaba (SP), Itapetininga, centro norte de Mato Grosso do Sul, sul/sudoeste de Minas Gerais, Ribeirão Preto (SP), Araçatuba (SP), sudeste mato-grossense, macro metropolitana Paulista, Marília (SP), norte central Paranaense, Araraquara (SP), pantanais sul mato-grossense, noroeste Goiano, sudoeste mato-grossense, oeste de Minas, Assis, litoral sul Paulista, sudoeste de Mato Grosso do Sul, noroeste de Minas, leste rondoniense, Vale do Paraíba Paulista, norte mato-grossense, central mineira, centro oriental paranaense, norte goiano e sul fluminense.