São Fidélis: Rio+Saneamento faz extensão de rede de água tratada em Palmital
16/02/2024 10:03 em Qualidade de Vida e Meio Ambiente

Cerca de 20 famílias serão beneficiadas com obras de melhorias no sistema de abastecimento da região

Por Assessoria da Rio+

Cerca de 20 casas localizadas no bairro do Palmital, em São Fidélis, receberão nos próximos dias água tratada com a qualidade garantida pela Rio+Saneamento. A concessionária realiza a obra de extensão da rede de abastecimento na região, atendendo a uma antiga demanda dos moradores. Ao todo, serão implantados mais de 500 metros de rede, beneficiando as famílias e comerciantes da localidade.

Proprietário de uma casa na região, Pedro Júnior disse estar ansioso pelo término das ligações na rede. "Nós estamos há cinco anos esperando por esse serviço. Já vi muita gente ir embora daqui porque não tinha água. Quando comprei a casa, havia galões enormes porque a gente precisava trazer a água da cidade. Queremos água de qualidade, pois sabemos que assim teremos mais tranquilidade e passaremos a vir mais vezes para cá, onde descansamos e reunimos família e amigos", disse Pedro.

A gerente operacional da Regional Norte Fluminense da Rio+Saneamento, Jamila Aquini, afirma que as obras estão na fase final. "Estamos fazendo um trabalho histórico na cidade de São Fidélis. Aqui no Palmital, atendemos prontamente à solicitação dos moradores com equipes de manutenção e serviços que realizam a extensão de rede, do comercial com o cadastramento de clientes, além do time operacional que realiza todo o processo de captação, tratamento e distribuição da água até as casas dos consumidores", explica a gerente.

A água tratada pela Rio+Saneamento atende a parâmetros determinados em portaria. Diariamente, análises são realizadas de 2h em 2h, 24 horas por dia para monitorar os níveis de pH, turbidez e cor, por exemplo. Além disso, semanalmente amostras são coletadas em pontos de grande circulação como hospitais, escolas e rodoviárias para serem encaminhadas ao Laboratório de Qualidade, que analisa as condições da água distribuída.

Até 2033, segundo o Marco Regulatório do Saneamento, 99% das residências de cidades atendidas pela Rio+Saneamento precisam receber água tratada e 90% devem contar com tratamento de esgoto. "Também estamos prestes a atender moradores da localidade do Brejinho, que há bastante tempo anseiam por um abastecimento de água regular e de qualidade. Ainda faremos muito mais nos próximos meses em diversos bairros. Nossa missão é levar acesso à água de qualidade a todo o município", conclui Jamila.  

 

COMENTÁRIOS