Carreta-escola “Road Show ABGD HUAWEI Solar”, da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), vai capacitar até 120 pessoas
Por Assessoria Firjan-RJ
A Firjan SENAI Campos recebe entre os dias 23 e 25 de janeiro a carreta-escola “Road Show ABGD HUAWEI Solar”, iniciativa da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a HUAWEI e o apoio de outras empresas do mercado de energia solar. Nela vão acontecer dois cursos sobre fundamentos dos sistemas fotovoltaicos e técnicas para instalação de painéis solares voltados à população em geral. A inscrição será 1kg de alimento não-perecível e pode ser feita neste link.
“O Norte Fluminense é uma das regiões com maior incidência solar do estado, e isso se reflete na quantidade de usinas: já estamos a frente de 10 capitais brasileiras, graças à contribuição da indústria cerâmica, pioneira na instalação. Temos um potencial imenso ainda com o Porto do Açu, e por isso é importante que os profissionais da área aproveitem esta oportunidade única para se capacitarem”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
O “Road Show HUAWEI Solar” é um veículo totalmente adaptado, equipado com energia solar. Trata-se de um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa funcional alimentada por energia solar. A unidade móvel vai oferecer os cursos “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico”, destinado a todos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar, e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída.
O projeto pode beneficiar até 120 pessoas em Campos, contabilizando os dois cursos oferecidos. Com carga horária de 4 horas cada curso, a ação oferece conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Além dos aspectos técnicos, o curso abordará também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promoverá o empreendedorismo, além de ensinar a instalação de painéis solares.
O projeto tem como principais objetivos conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; introduzir no mercado profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para todas as regiões do Brasil.
"Nosso projeto representa um avanço significativo na popularização das energias renováveis, combinando pesquisa, educação e prática para disseminar o conhecimento sobre energia solar em todo o Brasil. Destinado a um público amplo, ele busca esclarecer a importância de fontes sustentáveis de energia, promovendo uma compreensão acessível e embasada sobre como a energia solar pode ser um vetor de transformação e inovação para nossa sociedade”, afirma Carlos Evangelista, presidente da ABGD.
A iniciativa, que já completou dois anos, teve sua primeira temporada de maio de 2021 a abril de 2022. A segunda edição aconteceu de junho de 2022 a junho de 2023. Ao longo dos dois ciclos, o veículo percorreu 54 mil quilômetros, por 83 cidades e 20 estados, além do Distrito Federal. No total, foram mais de 5,5 mil alunos beneficiados em 20 mil horas de aulas.
A energia solar é sinônimo de maior capacidade de geração, energia limpa, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança – essa é a mensagem que a Huawei quer levar a todas as paradas do Road Show juntamente com a ABGD, além de oferecer uma experiência imersiva ao público visitante. Na casa cenário, o participante poderá ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que garante 24 horas de energia limpa, estável, mais barata e sem impactar na rotina e qualidade de vida de seus moradores.
"Renovar a parceria com a ABDG reforça nosso compromisso de levar informação e capacitação que promovam o desenvolvimento econômico e social, além de acelerar a transformação digital, necessária para a construção de um mundo mais inteligente, conectado e sustentável", disse Mason Qing, CEO da Huawei Digital Power. “Além disso, alcançar a neutralidade de carbono é uma missão compartilhada com o mundo inteiro, e a Huawei Digital Power trabalha para desenvolver seu negócio e atingir esse objetivo. Energia limpa, conhecimento e capacitação são o futuro”, completa.