Alerta para risco de ressaca no mar é da Defesa Civil e da Marinha
Por Folhapress — São Paulo / Foto Fernando Frazão - Agência Brasil
A Defesa Civil estadual e a Marinha emitiram alertas para risco de ressaca no mar até quinta-feira (10), entre Santos, no litoral paulista, e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, com possibilidade de ondas de até três metros de altura.
O motivo é a passagem de uma frente fria que vai mudar o tempo no Estado de São Paulo. A Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem a prática de esportes no mar, como como surfe, windsurfe e kitesurf.
Na Baixada Santista, a tendência é que a temperatura não passe de 21ºC nesta terça-feira (8), com pancadas de chuva durante todo o dia.
A partir de quarta-feira, entretanto, o sol volta a aparecer. Na sexta-feira (11), a expectativa é de calor forte, com 36ºC de máxima.
Na cidade de São Paulo, o paulistano ainda está longe de ver de novo ruas alagadas, mas o o avanço da frente fria no oceano deve contribuir para que esta terça seja marcada por tempo nublado com chuva fraca e chuviscos isolados, além da diminuição temporária de calor e dos baixos índices de umidade durante as tardes.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a quantidade de nuvens não permite que as temperaturas subam.
A mínima prevista para esta terça-feira é de 16°C e a máxima não deve superar os 20°C. É um cenário bem diferente em relação ao calor desta segunda-feira (7). No mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, por exemplo, os termômetros chegaram a marcar 29,6ºC.
Na Sé, região central paulistana, a umidade relativa do ar caiu para apenas 24,3% - a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a índice abaixo de 60% é prejudicial à saúde.
Para esta terça, o CGE diz que na média da cidade, a umidade deverá alcançar os 60% satisfatórios, mas poderá cair de novo nesta quarta-feira (9), quando os termômetros podem marcar até 25ºC.
De acordo com a Defesa Civil, no interior paulista o cenário de tempo seco e firme se mantém, e as temperaturas deverão subir gradativamente nesta terça, garantindo a sensação de calor e até de abafado em alguma regiões.
Em Bauru, no interior de São Paulo, a máxima prevista para esta terça é de 30ºC, com tendência de alta nos demais dias da semana. Não há previsão de chuva para o município.