De volta ao cenário nacional Americano enfrenta o Palmeiras
Esportes
Publicado em 19/07/2023

Estreia na Brasil Soccer Cup Sub-16 será nesta terça-feira (25)

 

 Por Arnaldo Garcia

 

Voltar ao convívio dos grandes clubes brasileiros é um sonho e um objetivo que o Americano busca desde sempre. Afinal, o “Maior do Interior” já enfrentou Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Botafogo e tantos outros em competições nacionais. E mesmo que não seja na categoria principal, enfrentar grandes equipes nacionais é importante pela visibilidade, medição de trabalho e orgulho para aqueles que entram em campo, imbuídos de dar o seu melhor e aparecer, não só para os adversários e observadores, mas, também para o público de todo o Brasil pela transmissão da tevê. E a estreia na Brasil Soccer Cup Sub-16 (BSC) acontece nesta terça-feira (25), contra o Palmeiras, em Ubás, município de Carapebus.

 

A Brasil Soccer Cup Sub-16 é uma promoção da Liga Macaense de Desportos e é sucedânea da antiga Copa Macaé que ganhou glamour e subsedes. Em Carapebus, as disputas são pelo Grupo C, reunindo, além de Americano e Palmeiras, a Seleção do Carapebuense e o Boavista, que se enfrentam na terça-feira, na preliminar às 13:30h, e alvinegros e alviverdes duelam a partir das 15h. São João da Barra sedia o Grupo B e recebe Fluminense, São Paulo e Atlético Mineiro, que estarão enfrentando a Seleção Sanjonense, que, por sua vez, abre a disputa, às 18h, diante do Tricolor das Laranjeiras. Às 20h, paulistas e mineiros fecham a primeira rodada. Já Macaé sedia os grupos A e D, no Estádio Cláudio Moacyr. Santos x Novo Hamburgo e o campeão Flamengo, contra o Serra Macaense, às 13:30h e 15h, respectivamente. Pelo Grupo D, Independente (Macaé) x Internacional, às 9h, e Botafogo x Macaé Esporte, às 11h.

 

A competição é relevante para o Americano, pois é uma oportunidade de testagem e ganho de experiência para os garotos. A BSC, no ano passado, revelou alguns atletas, como o zagueiro Júnior, do Cuiabá, que foi para o Flamengo, e Bernardo Valim, camisa 10 do Botafogo, hoje com 17 anos e com vários treinos entre os profissionais. O alvinegro campista é comandado pelo experiente Flavio Medina, que tem um bom trabalho realizado a frente do Núcleo do Boavista.

 

De saída da presidência do Americano, Vagner Xavier tem sido um grande incentivador das categorias de base, nutrindo grande expectativa em relação ao elenco Sub-20, que estreia na Taça/OPG no dia 16 de agosto, diante do Serrano, na Barra da Tijuca ou mesmo, no Atílio Marotti, em Petrópolis.

 

“Reativamos toda a base do clube e a entregamos a profissionais experientes na área, que podem desenvolver um trabalho continuado no clube. Penso que Flávio Medina e Fabiano Pereira dentre outros, sob a coordenação do professor Narciso Dias, podem somar muito para nossas cores”, aposta o presidente Vagner Xavier. Em relação à Brasil Soccer Cup, o presidente diz não ter hesitado ao receber o convite. “O Americano tem a sua grandiosidade reconhecida, um clube que já esteve os maiores do futebol nacional, e essa é uma oportunidade, embora na base, de revivermos isso”, disse.

 

Todos os jogos terão transmissão via canal no YouTube da Liga Macaense de Desportos, promotora do evento; AMSTV, geradora de imagens de todos os estádios; e, portal Esporte Press Brasil.

 

Tabela

 

Comentários