Por Assessoria Sindipetro-NF
O Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense) realiza no próximo domingo, 2 de julho, a partir das 12h, a posse da diretoria 2023/2026 da entidade. O evento será na Sede Praia do Cepe (Clube dos Empregados da Petrobras Macaé), em Cavaleiros, Macaé. A nova diretoria tem à frente o coordenador geral reeleito, Tezeu Bezerra, que avalia o momento como sendo de grande preocupação para a Bacia de Campos.
“Temos um grande desafio neste novo momento de governo Lula, especialmente para a Bacia de Campos. Estamos com o campo de Marlim saindo de plataformas próprias e entrando nas afretadas [quando a Petrobrás contrata outras empresas para a operação], mas há dez novos campos de petróleo arrematados em leilão pela Petrobrás, ainda sem previsão de início de produção. Temos então o desafio de primeirizar essas plataformas que foram afretadas e trazer mais plataformas para a Bacia de Campos”, afirma Tezeu.
Uma característica da diretoria 2023/2026 é uma renovação significativa. Dos 40 integrantes da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal, 14 não fizeram parte da atual gestão 2020/2023. Houve também uma elevação no número de mulheres na diretoria e conselho fiscal: de seis para sete petroleiras, entre elas, pela primeira vez na diretoria, uma pensionista, Eliane Carvalho. Ainda assim, na avaliação do sindicato, a representação das mulheres precisa ser ainda mais ampliada.
A posse tem previsão de reunir cerca de 300 pessoas, entre convidados, diretores, funcionários, assessores e integrantes da categoria petroleira. Estão sendo aguardadas as participações de lideranças parlamentares e sindicais de projeção nacional para o evento, entre elas a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.
A diretoria 2023/2026 foi eleita com 93,2% dos votos válidos, em chapa única, na eleição realizada entre 22 de abril a 05 de maio, com votação disponibilizada de modo online e em urnas físicas. Participaram do processo eleitoral 3.454 petroleiros e petroleiras.