Ferramenta permite acesso ao Detran para consulta sobre veículos, CNH, multas de trânsito, entre outros
Por Governo do Estado
Criado há três meses, aplicativo Posto Digital tem mais de 540 mil acessos (Divulgação)
Um dos principais serviços online lançados pelo Governo do Estado, o Posto Digital, em apenas três meses quase duplicou o número de acessos em relação ao trimestre de março, abril e maio de 2022. Nesse período, em que só havia o site à disposição da população, o sistema do departamento registrou 327 mil visitas. Nos mesmos meses em 2023, a nova platafoma fez as visitas saltarem para mais de 540 mil.
O aplicativo permite ao usuário acessar uma ferramenta através de um login e senha para consultar dados sobre seu veículo e carteira de habilitação, verificar quantos pontos recebidos com multas de trânsito e obter ou renovar documentos, entre outros serviços.
- Facilitar a vida da população é um compromisso nosso e vamos promover uma transformação digital. Queremos que o Rio de Janeiro seja uma referência nacional. O aumento do número de acessos e a adesão dos fluminenses a essas tecnologias mostra que não estamos no caminho correto. Aplicativos como o Posto Digital estão cada vez mais adaptados à rotina das pessoas - afirma o governador Cláudio Castro.
Aumento na comunicação de venda
Com mais acessos, naturalmente o aplicativo também permitiu a realização de mais serviços à população. Uma das funções que registraram aumentar em relação ao ano de 2022 foi a intenção de venda, a chamada emissão da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e).
Segundo o Detran-RJ, de janeiro a maio de 2022, foram emitidos 63.128 ATPV-e. Comparando com o mesmo período deste ano, o número de autorizações chegou a 76.906. Os dados demonstram a aprovação dos usuários, evitando perda de tempo e mais custos.
Dados gerais
Somando os dados do site e do aplicativo, o Posto Digital, de janeiro a maio de 2022, teve 550.647 acessos, contra os 942.802 em 2023. No processo de revisão simplificada da CNH, de janeiro a maio de 2023 foram mais de 29,7 mil acessos, 658 pedidos de 2º via de CNH, 100,6 mil visualizações de ATPV-e e 211,8 acessos ao documento de licenciamento anual, o CRLV-E.
De acordo com o departamento de trânsito, foram registrados nos últimos cinco meses mais de 46,8 mil acessos ao formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e 97,4 mil acessos aos formulários de clínicas médicas.