FAB convoca pessoas com ensino médio completo para ocupar 150 vagas
Esportes
Publicado em 08/06/2023

Salários chegam a R$8.245,00

Com informações de Raquel D'Ornellas

 

Estão abertas as inscrições para um dos concursos mais esperados da Força Aérea brasileira, para concorrer o candidato precisa apenas ser brasileiro nato e ter o ensino médio completo. O concurso é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar nas forças armadas e adquirir ensino de qualidade.

Vagas

Ao todo foram disponibilizadas 150 vagas. 

Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira: 36 vagas, destas 28 são para ampla concorrência e 8 para candidatos cotistas.

Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira (reserva): 114 vagas, sendo 91 vagas para ampla concorrência e 23 para candidatos cotistas. 

Cronograma: 

Período de Inscrições – 02/06/2023 a 16/07/2023 

Pagamento da Taxa de Inscrição – 02/06/2023 a 20/07/2023 

Exame de Escolaridade (Primeira Fase) – 08/10/2023  

Prova de Matemática e Química – 07/11/2023

Prova de Física e Redação – 08/11/2023  

Como funciona o curso? 

Os cursos têm duração de 5 anos: Os dois primeiros anos constituem o Curso Fundamental, e os 3 últimos constituem Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia que são oferecidas pelo ITA: 

- Aeroespacial

- Aeronáutica

- Civil-Aeronáutica

- Computação

- Eletrônica

- Mecânica- Aeronáutica

Os alunos recebem bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação.

Após a conclusão do Curso de Graduação os alunos de vagas da Ativa e convocados para Aspirantes a Oficiais serão promovidos ao posto de Primeiro Tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica.

Os alunos da Reserva, que tenham sido declarados Aspirantes-a-Oficial de Infantaria de Guarda da Reserva da Aeronáutica e concluído o Curso de Engenharia do ITA, serão incluídos no QOEng da Reserva da Aeronáutica, como Aspirantes-a-Oficial Engenheiro.

O engenheiro formado pelo ITA não incluído no QOEng da Ativa, caso tenha cursado com aproveitamento o CPOR, pode candidatar-se ao Serviço Ativo, como Aspirante-a-Oficial Engenheiro da Reserva da Aeronáutica, sem novo concurso.

Requisitos: 

 Ambos os sexos, 

- Ser solteiro, 

 Ser brasileiro nato

- Não completar 25 anos até 31 de dezembro de 2024

- Ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio.

Inscrições: 

As inscrições deverão ser realizadas via Internet na página do Vestibular do ITA, no período de 02/06 a 16/08 de 2023. O valor da taxa de inscrição é de R$195,00.

Cidades onde ocorrerá a prova:

As provas serão realizadas nas cidades (as mais próximas do Norte Fluminense): Belo Horizonte-MG, Juiz de Fora-MG, Rio de Janeiro-RJ e Vitória-ES.  

Etapas do concurso:

Primeira Fase – Exame de Escolaridade, com prova em um único dia, composta por questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês. 

Segunda Fase – Exame de Escolaridade, com provas em dois dias, compostas por questões dissertativas de Matemática, Física, Química e uma Redação; 

Terceira Fase – A Inspeção de Saúde

Exame de escolaridade:

Primeiro dia: prova composta por 60 questões de múltipla escolha, divididas em 12 questões de Matemática, 12 questões de Física, 12 questões de Química, 12 questões de Português e 12 questões de Inglês; 

Segundo dia: provas dissertativas de Matemática, Física e Química, com 10 questões de cada matéria, e uma Redação de gênero dissertativo-argumentativo. 

Comentários