Sindipetro-NF denuncia péssimas condições de trabalho em plataformas
31/05/2023 09:54 em Esportes

Por Assessoria Sindipetro-NF

O Sindipetro-NF recebeu, nos últimos dias, denúncias de petroleiros e petroleiras das plataformas Pampo e P-25 sobre problemas na habitabilidade. A entidade já está em contato com as gerências responsáveis na Petrobrás e cobra soluções. Nas duas unidades há situações crônicas que se arrastam há anos.

Em Pampo, os relatos são de que não existe sistema de HVAC (ventilação ar condicionado) em um dos módulos de acomodação e em escritórios próximos à planta de processo, há banheiros coletivos sem nenhuma higiene e transbordando e, há mais de cinco dias, não há água quente para o banho.

A categoria também denuncia que há segregação entre brasileiros e estrangeiros: “até o lanche é diferente. Os estrangeiros têm lanche diferenciado”, relatam os trabalhadores.

De acordo com o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, as denúncias dos trabalhadores de Pampo serão levadas para órgãos fiscalizadores.

P-25 sem jantar

Na P-25, os petroleiros a bordo ficaram pelo menos dois dias sem o jantar, em razão de um entupimento na tubulação da cozinha. No lugar do jantar foi oferecido um lanche para a categoria. “Essa tubulação já está delineada a muito tempo e não foi priorizada, agora está piorando a situação. E a gente pagando o pato como sempre”, contam os trabalhadores.

O sindicato entrou em contato com a gerência da plataforma e recebeu o retorno de que a unidade teve “uma ocorrência de obstrução na rede de águas cinzas da cozinha e refeitório. Apesar dos esforços iniciais de desobstrução por pressurização da rede, não obtivemos sucesso. Tivemos que abrir alguns trechos da rede, serviço que durou até hoje às 5h da manhã”.

A gerência afirma ainda que “a interrupção da cozinha gerou o não fornecimento do jantar (foi servido lanche às 21:30 e às 02:00). Hoje pela manhã [29/05] o café da manhã foi servido normalmente, porém na hora do almoço ocorreu uma repetição do evento, quando tivemos que interditar novamente a cozinha e o Refeitório. Nova tentativa de desobstrução foi feita e o serviço foi concluído próximo do horário do jantar. Nossa alternativa foi servir um lanche às 18:30 e às 22 horas será servido o jantar.”

Ainda sobre P-25, o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, agradeceu pela resposta rápida ao sindicato e pelo tratamento da questão, mas lembrou que “o grande problema é que é uma problema antigo e mapeado pela unidade e nunca foi tratado em definitivo”.

COMENTÁRIOS