Semana de Psicologia tem vasta programação
19/08/2022 14:34 em Esportes

A Sexta Semana de Psicologia: Gerenciando o Estresse - Promoção da Saúde no Trabalho, acontecerá de 22 a 27 de agosto, no Hospital Público de Macaé  (HPM) e 29 a 31, no Pronto Socorro Municipal do Aeroporto. Serão realizadas palestras, verificação do nível de estresse, auriculoterapia, entre outras atividades.

A coordenadora do serviço de Psicologia da Alta e Média Complexidade, Vanessa Barros de Algemiro Silva, explica que as atividades fazem parte das comemorações do Dia do Psicólogo, dia 27 de agosto. A programação é destinada a profissionais de saúde e população em geral.

O objetivo, de acordo com Vanessa, é promover um espaço onde o servidor e a população em geral possa olhar para si. "Vivemos de um momento pandêmico com muitas perdas e desencontros. E ter um lugar para cuidar de si é primordial. A psicologia vem com essa proposta, esse olhar integral cuidando da saúde física e mental do profissional de saúde e da população em geral. Entendemos que trabalhar na área de saúde não é uma missão fácil. São muitas questões que se apresentam e muitas vezes não se tem um espaço para falar. Para ser ouvido. Para o cuidado", ressaltou.

Ela ressalta ainda que esse cenário carrega um risco de adoecimento muito grande. Tanto da parte física, quanto da emocional, devido à exposição de situações desafiadoras. "Não podemos deixar de falar da pandemia na qual vivemos intensamente todas as fases, onde tivemos perdas e observamos que o nível de estresse e adoecimento aumentou", acrescentou.

O evento oferecerá palestras de forma híbrida, presencial no auditório do Centro de Estudos do HPM e online pelo YouTube. O link será disponibilizado para os participantes e divulgado nos canais oficiais da Coordenadoria do Serviço de Psicologia da Alta e Média Complexidade.

O evento conta com a parceria do Projeto InFORMA  da Secretaria de Esportes, Grupo de Extensão e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde - GEPESaúde e Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ) - Macaé.

Programação:

Atividades no Centro de Estudos do HPM - 9h às 18h

22/08/2022 - Verificação do nível de estresse (orientação e encaminhamentos). Biofeedback para gerenciamento do estresse. Auriculoterapia.

23/08/2022 - Verificação do nível de estresse (orientação e encaminhamentos). Biofeedback para gerenciamento do estresse. Auriculoterapia; Avaliação Física, encaminhamentos e shiatsu.

24/08/2022 - Verificação do nível de estresse (orientação e encaminhamentos). Biofeedback para gerenciamento do estresse. Auriculoterapia; Avaliação Física, encaminhamentos e shiatsu.

25/08/2022 - Verificação do nível de estresse (orientação e encaminhamentos). Biofeedback para gerenciamento do estresse. Auriculoterapia; Avaliação Física, encaminhamentos e shiatsu; Escuta qualificada e aconselhamento do luto.

26/08/2022 - Verificação do nível de estresse (orientação e encaminhamentos). Biofeedback para gerenciamento do estresse. Auriculoterapia.

Palestra: Nutrição, Alimentação e Estresse, às 14h.

27/08/2022 - Verificação do nível de estresse (orientação e encaminhamentos). Biofeedback para gerenciamento do estresse. Auriculoterapia; Palestra: O luto de Quem Cuida e Prevenção do Burnout, que será apresentada por Camila Buttignhol,  no auditório do Centro de Estudos (NEPS 2) às 10h.

Atividades no Pronto Socorro Aeroporto: 9h às 18h

29/08/2022 - Verificação do nível de estresse (orientação e encaminhamentos). Biofeedback para gerenciamento do estresse; Laboral.

30/08/2022 - Verificação do nível de estresse (orientação e encaminhamentos). Biofeedback para gerenciamento do estresse; Laboral.

31/08/2022 - Verificação do nível de estresse (orientação e encaminhamentos). Biofeedback para gerenciamento do estresse; Laboral.

*Jornalista: Liliane Barboza

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!