Épossível fazer iogurte em casa, de forma simples, rápida e econômica. A receita inclui apenas dois ingredientes: leite, de caixinha ou pasteurizado, e fermento lácteo. O fermento lácteo pode ser encontrado em supermercados ou lojas virtuais e também com pessoas que cultivem os microorganismos responsáveis pela fermentação do iogurte, como o Kefir, por exemplo.
Porém, a maneira mais fácil de produzir o iogurte natural é utilizando o próprio iogurte em sua fabricação, conforme ensina a Cartilha - Alimentação Cardioprotetora, do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCOR). A dica é utilizar o produto mais natural possível para que contenha microorganismos suficientes.
No geral, iogurtes saborizados (de mel, morango ou vitamina, por exemplo) levam formulações industriais em sua elaboração. Portanto, para fazer a receita de iogurte caseiro opte por um iogurte minimamente processado, sem aditivos químicos.
Ingredientes:
1 litro de leite semidesnatado
1/2 pote de iogurte natural desnatado (85g)
Modo de preparo:
- Depois desse tempo, está pronto o iogurte
- Ferva o leite e deixe esfriar até ficar morno
- Misture o iogurte e mantenha a mistura por 8 horas em local abafado, como por exemplo no forno (desligado), tampado com papel filme
- Para armazenar na geladeira, dê preferência a recipientes de vidro, que garantem melhor textura e firmeza do iogurte
Dica: Esse iogurte não tem adição de açúcar. Se quiser saborizá-lo, combine-o com frutas, canela, mel e cereais.